domingo, 17 de outubro de 2010

Tarte de Pêra

Os últimos dias têm sido caóticos. Não houve tempo, nem vontade para cozinhados elaborados. Foi feito o básico, no entanto cá fica uma receita para voltar à rotina das aventuras na cozinha! Retirei a receita neste site, alterei apenas a quantidade de pêras e de açúcar. Fiz assim:

Ingredientes:
5 pêra(s)
4 ovos
1 chávena de farinha de trigo
2 chávenas de leite
1 1/2 chávena de açúcar

Batem-se todos os ingrediente com excepção das pêras.
Numa forma de tarte já untada com manteiga e polvilhada de farinha disponha fatias finas de pêras e sobre estas polvilhe com canela.


A seguir despeje o preparado.
Leve ao forno pré aquecido a 200º por aproximadamente 30 minutos.


PS: esta tarte não leva massa e fica idêntica às queijadas!

Mas que semana

É oficial: ir de férias é magnífico, mas voltar de férias tem muito que se lhe diga. Reorganizar trabalho, reorganizar o ritmo de vida... não foi fácil, mas já passou o pior, penso eu em pleno Domingo! Mas que semana....

domingo, 10 de outubro de 2010

dia 10 do 10 de 2010!

Hoje é um daqueles dias! Acredito que especial para uns, normal para outros! Mas, fica bem lembrar que hoje é dia 10 do mês 10 do ano de 2010! Força do calendário!

Para o ano há mais, mas com a forma de 11 do 11 de 2011! 

Açorda de Camarão

Mais uma receita deliciosa e muito rápida!

Ingredientes:
500gr de camarão
casca de cebola
1 malagueta
sal q.b.
água q.b.
pão (de preferência rijo)
azeite
5 alhos
1 molho de coentros
3 ovos

Para cozer os camarões: Levar ao lume um tacho com água, a malagueta, a casca de cebola e temperar com sal. Quando a água começar a ferver colocar os camarões e deixar cozer. Depois de estarem bem cor-de-laranja retirar os camarões e reservar.

Para a açorda: Colocar o pão num recipiente e regar com a água da cozedura do camarão (previamente passada pelo passador). Esmagar os 5 alhos (segurar o alho inteiro e pressionar com a faca para esmagar). Num tacho colocar o azeite e os alhos. Levar ao lume. Quando os alhos começarem a crepitar juntar metade do molho de coentros partidos grosseiramente. De seguida espreme-se o pão e coloca-se no tacho. Com uma colher de pau mistura-se o pão ao refogado (se ficar muito seco colocar mais água até encontrar a textura certa). Juntar um ovo de cada vez mexendo energicamente em cada adição para que o ovo fique cozido. Juntar o resto dos coentros. Continuar a mexer. Verificar se tem o sal suficiente (só coloquei o sal da cozedura dos camarões). No fim adicionar os camarões (desta vez não os descasquei, gosto mais da açorda com os camarões com casca). Retirar do lume e servir de imediato.

Estava delicioso!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O "nosso" 5 de Outubro

Já com uns dias de atraso chega à tertúlia dos encantos o "nosso" 5 de Outubro. A implantação da república comemorou o primeiro centenário. Os 100 anos vieram acompanhados da abertura, para visita, do Palácio de Belém. Uma verdadeira romaria. E nós fomos!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Patchwork: almofadas

Fiz a minha primeira experiência em patchwork. Para primeira tentativa penso que não correu nada mal. Aventurei-me a fazer duas almofadas com alguns retalhos que estavam à espera de um projecto ambicioso! 
Falta colocar o enchimento e fechar a costura. Era mesmo isto que me faltava: uma nova ocupação que me vai encher a casa de novos elementos de decoração!

Almofada grande (45 x 45 cm) frente e verso


Almofada (25 x 40cm)


domingo, 3 de outubro de 2010

Descanso, passeios, sol e mais sol

Bom, bom, muito bom! A primeira parte das férias já passou (e tão rápido!). Foram dias magníficos recheados de muito sol, muita praia, sem horários e sem pressas! Como todas as férias devem ser: especiais!
Houve tempo para tudo. Para banhos de sol e de mar (muitos!), para pequenos almoços deliciosos, para almoços e jantares tardios, para o tão desejado snorkeling, para os passeios e, até, para a pesca. No fim um bronze de pleno Verão a cheirar a Outono!