quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Rafael detesta #1

O Rafael detesta....



... estar calçado. Eu bem tento, mas quando chega ao carro já há um sapato, sapatilha, sandália ou o que quer que seja que ficou pelo caminho.... Quero ver quando o frio chegar.

A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.


Notas:

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quando os nossos pais se transformam em avós

Os nossos pais transformaram-se em avós (dava um belo título para um livro). Uma das minhas maiores surpresas desta maravilha que é a maternidade. Os avós do Rafael. Como mudaram os nossos pais para receber o neto. Principalmente os meus. 

O Rafael é o primeiro neto do meu lado e o quinto do lado do homem cá de casa. E isso nota-se a milhas. Os meus pais modificaram tanto que por vezes nem os reconheço. São uns verdadeiros avós babados (o que também acontece do lado do homem cá de casa, claro!).

Mas, voltando aos avós maternos. Não podem ouvir o bebé chorar... querem à força que eu o cale. O Rafael é um bebé 5 estrelas mas, não é perfeito! Podia chorar metade do que chora e com uns decibéis mais agradáveis, mas... não!

Passam a vida a dizer: "cuidado com o bebé", "ele ainda é pequenino", "ele ainda não pode fazer isso", "vocês pensam que ele tem mais idade do que a que tem"..... bla, bla, bla, bla, bla!!! 

CALMA papás da minha vida. O Rafael só faz o que quer e porque quer. Não tenho culpa que desde a tenra idade de 1 mês e meio ele se queira pôr de pé (e põe!) e que ele desde cedo quisesse endireitar a cabeça (e endireitava!). Ele é assim e AINDA BEM. Somos papás muito práticos e o nosso filho não vive numa redoma de vidro, ah pois não! Tudo tem o seu tempo, tudo com conta peso e medida. E assim vai crescendo o nosso bebé, lindo, feliz e saudável!

Do lado do homem cá de casa acho que pensam o contrário!! Pensam que cá em casa ele vive deitadinho, no silêncio, sem ninguém fazer barulho, sem ninguém puxar por ele! WRONG! Erradíssimo. Ele cá em casa dorme durante o dia com o barulho que houver (à noite é certinho que o silêncio e o escurinho imperam - e é assim que ele gosta), ele não passa o dia deitado porque detesta estar a ver o tecto o dia inteiro (sempre detestou!). É um bebé que quer atenção, quer muito que se fale com ele, quer muito que se puxe por ele (por isso chego ao fim do dia bem cansadinha!). Mas, agora a avó A. vai ver que as coisas não são bem assim e vai conhecer o verdadeiro terrorzinho que aqui está! Ah pois vai!

Mas giro, giro continua a ser ver o AMOR imenso que existe dos nossos pais pelos nossos filhos. Se passam muitos dias sem os ver é uma lamúria pegada e depois passo a vida a ouvir os meus pais dizerem: "envia-me mensagens com fotos do Rafael!". E é tãooo bom!



A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.


Notas:
  • Imagem retirada daqui


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Rafael e a tara por cabelos

O Rafael é completamente apanhado por cabelos. Desde que nasceu que passo a minha vidinha a dizer (como se ele ligasse alguma!): "Rafael larga o cabelo da mamã!". Pois sim! Mas, não fica satisfeito só com os meus cabelos.

Simpático como é mal alguém lhe oferece colo ele abre um sorriso mágico e lá vai com os seus bracinhos direito à pessoa. E eu? Eu digo sempre o mesmo (mãe prevenida vale por mil!): "Cuidado com os cabelos Rafael!". Nem dois segundos depois lá está ele agarrado ao cabelo da pessoa. Vergonha!!! Que vou fazer? É a mania dele...

Agora anda numa má fase para adormecer. Rabugice, mais rabugice. Mas, depois dorme a noite todinha (graças a Deus e a todos os santinhos!). Onde entram os cabelos aqui? Entram naquela parte em que eu, já com os nervos em franja (nem de propósito), lhe dou os meus cabelos para as mãos para ele adormecer. Pois é, é o mais recente milagre - adormece em três tempos! 

Cresci a ouvir os meus pais contarem que sofreram horrores comigo porque eu só adormecia agarrada às orelhas deles. Toma lá que agora sofres tu com o cabelo. Isto se tiver cabelo por muito mais tempo.

Como se diz por aí: cada maluco com a sua mania!!!

Notas:

  • O homem cá de casa sempre usou o cabelo curto, mas suficientemente grande para o Rafael lhe dar uns valentes puxões. Surpresa das surpresas rapou o cabelo.... Vá-se lá saber porquê!!


A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

sábado, 25 de agosto de 2012

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Saudades do Verão na santa terrinha

Tenho tantas saudades do meu Alentejo. Saudades da casa de família onde sempre passámos as férias, reconstruída com esforço e dedicação pelos meus queridos pais.... ai que saudades!

Saudades....

Das viagens de madrugada que acabavam quando entrávamos na padaria da Tia Chica com o pão a sair do forno. O cheiro é divinal, o pão é maravilhoso! Ainda mais saudades do meu mano lindo a barrar o pão, acabado de sair do forno, com manteiga e a devorá-lo como se de uma iguaria se trata-se (mas que saudades sinto tuas mano do meu coração)

Do calor. Do infernal calor que não nos deixa respirar de Verão.

Dos passeios nocturnos a Moura e a Serpa com os termómetros a marcar 30 e muitos graus.

Das idas à piscina da Vidigueira e a Serpa.

Das queridas vizinhas (que são como família) a falar, mal o sol nasce, a caminho dos montes para tratarem dos seus animais.

Das noites passadas sentados nos beirais das portas a conversar até as tantas.

De comer pipas, Vinagrada, Lavadas, Tomatada, Caldo de peixe da ribeira, Caldo de beldroegas (há anos que não como) e de muitas outras comidinhas.

Dos passeios ao final da tarde a Espanha que é ali ao lado.

Dos jantares tardios no terraço.

Da preguiça para mexer um dedo se quer, um maravilhoso dolce fare niente.

E do bronze fenomenal que trazia de lá.

Tenho tantas, mas tantas saudades de tudo isto....



A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Um esclarecimento para @s mais distraíd@s

Tertulian@s que me lêem (eu sei que lêem pela estatísticas e não pelos comentários, mas a seu tempo lá chegaremos!), este é um blog desprendido de qualquer etiqueta. Não é um mummy blog, não é um baby blog, não é nada disso que lhe queiram chamar. É um sítio onde eu, de há uns tempos para cá, publico o que me "dá na real gana". Quero lá saber se são receitas, desabafos, uma peça de roupa gira ou as loucuras dos vizinhos. É o que quero e ponto final...

Sempre assim foi e sempre assim será. No último ano o rumo do blog mudou. Pois claro que mudou! Se a minha vida mudou o blog não mudaria também? Agora só vejo Rafael, Rafael, Rafael.... Estou enamorada para todo o sempre pelo filho mais lindo do mundo (desculpem-me as restantes mamãs, mas tenho o filho mais lindo do Universo e arredores!). 

Sou simples, tenho uma família simples, uma casa simples, uma vida simples! É por tudo isso que sou FELIZ! É por isso que continuo a alimentar este blog, que continuo a despender de algum tempo para os agendamentos dos posts e que continuo a fazer o gostinho ao dedo na escrita.

Quem lê, sabe o que aqui vai encontrar! Esclarecid@s? 

Agora deixem-se de coisinhas e comecem a participar na tertúlia tertulian@s!!!

A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.





quarta-feira, 22 de agosto de 2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Rafael quer um gosto!!

Pode ser? O Rafael acordou com uma vontade imensa de ter muitossss (com muitos "s") seguidores na página da Tertúlia dos Encantos no Facebook!

Quem lhe faz a vontade com um gosto ou com uma partilha da página? :)




O Rafael fez a campanha publicitária, merece ou não merece mais um gosto e uma partilha? 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Rafael adora |1|

O Rafael adora as papas lácteas da Blédina (Milupa - Danone). Já experimentei outras, é verdade! Mas, estas são muito mais fáceis de diluir, não há grumos para ninguém! Fica cremosa e o Rafael rapa o prato todo, gosta mesmo!

Ainda está na fase das papas sem glúten, mas quase a passar para a fase seguinte! Se ele gosta, eu também gosto!

                        
Notas:

  • As papas Blédina 4-36 meses vêm, agora, com vales de desconto no valor de 3 euros no interior, para vários produtos Milupa! Uma boa ajudinha para a compra da próxima embalagem!

domingo, 19 de agosto de 2012

O Principezinho (versão e-book)

Ontem devorei O Principezinho pela milésima vez - e não me canso - mas desta vez em formato digital. Não é a mesma coisa, falta-me o toque e o cheiro do papel... mas, foi uma boa maneira de ocupar o tempo da sesta do Rafaelinho!

Uma boa sugestão para este Domingo solarengo! Bom Domingo!




A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Há 6 meses atrás...

estava eu a dizer "até já" ao emprego porque faltavam duas semanas para o Rafael nascer (na verdade o malandreco só se resolveu a nascer três semanas depois!). Trabalhar até às 38 semanas foi a decisão mais acertada que tomei. Sentia-me maravilhosamente bem, não tinha porque me vir enfiar em casa. Agora, quase 6 meses depois vou voltar ao emprego. Vou voltar, como se fosse a primeira vez! Mas, não é! Terei umas colegas magnificas à minha espera (não tenho meninas? agora digam que não!) e deixarei o Rafael muito bem entregue à avó A.. Vai tudo correr muito bem.

Não minto! Sinto o coração apertado e bem pequenino. Nunca me separei do Rafael mais do que 3 horas seguidas. Agora será o dobro, todos os dias! Mas, não estou triste. Sei que ele vai ficar bem, sei que eu vou ficar bem, sei que o homem cá de casa vai ajudar para que tudo fique bem! Por isso, que venha o trabalhinho, porque como alguém uma vez me mandou à cara "não se pode queixar, porque vai ter 5 meses de férias!". Não, não me queixo, mas estes quase 6 meses (toma lá que não foram só 5!!) foram TUDO menos FÉRIAS! 


P.S: Um dia destes conto como foi o parto do Rafael (e só conto porque correu bem, pois as más experiências não são para contar!).


A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

Ai, ai, ai Rafael

E começou a saga: Rafael vs Alice!!


Palavras para quê?

A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Em modo slow motion!

Cá por casa andamos em modo slow motion. Queria tentar parar o tempo, fazer os segundos, os minutos, os dias, passarem mais lentamente. Mas, não! Não consigo e como alguém, no alto da sua sapiência me alertou um destes dias, "é a lei natural da vida deixar os filhos para ir trabalhar". Obrigada pela informação, porque eu não sabia!

E o cordão umbilical será, mais uma vez, cortado para que ele possa crescer e para que a mamã possa ir ganhar tostão!


A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

domingo, 12 de agosto de 2012

Eu e a Doris, a Doris e eu!





Hoje recebi uma SMS que dizia: "Estás a dar na SIC".. Humm? Eu?? Claro que fui ver o que estava a dar. Nada mais, nada menos que o filme "À procura de Nemo". 

Ok! Obrigada por me lembrarem quem sou e quando apareço na televisão, porque esta cabeça, ai esta cabeça! :)

A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

sábado, 11 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tiras-me do sério

Estou capaz de cometer um crime (mas, um crime a sério!) em troca de uma Bola de Berlim COM CREME e que traga agarrada uma praia algarvia. Ai queria tanto... ai que neura.

Praia do Castelo (belos tempos!)


A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

5 meses de ti... 5 meses de nós!

Irremediavelmente já passaram 5 meses. Já tenho um bebé grande, já tenho mais de 7kg de filho e uma mão cheia de coisas novas todos os dias!

É especial, porque é meu filho. É especial, porque é muito amado. É especial porque é o meu (nosso) Rafael.


A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Novas aventuras, novas descobertas. ai, ai, ai Rafael

E o Rafael está uma verdadeira "esponja". Absorve tudo o que vê. Um verdadeiro encanto, a maior parte das vezes! Agora aprendeu a fazer BRUMMMMM enquanto come a sopa e o resultado é tão pouco agradável! Sopa por todo lado...e? a mãe limpa... Para completar o ramalhete não há uma única vez que não espirre enquanto come. E? A mãe limpa, pois está claro! Ó sorte malvada!

A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

domingo, 5 de agosto de 2012

In love

In love...


Muito in love


Por ti!



Notas:
  • Fontes das imagens: a primeira é daqui, a segunda daqui e a terceira daqui
A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

sábado, 4 de agosto de 2012

Passo a passo para fazer um Peixe Fixe - Eats Real

Mais um passo-a-passo mesmo "fixe"! Um peixinho, bem apetecível para estes dias de calor e praia. Então aqui fica a partilha retirada do site Eats Real.



A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

As pestanas da inveja

Sempre tive inveja das pestanas do homem cá de casa, sempre! Juro (embora acredite que quem mais jura mais mente, lá vaticinava o meu mano querido!) que sempre tive esta luta interior. Mas porquê ele? Porque não me calharam a mim aquelas longas e giras pestanas? Para ficar perto (e ainda é tão longe!) das pestanas da inveja, do homem cá de casa, tenho que carregar no rimel, na máscara ou outra coisa semelhante! Resultado? Muito aquém do esperado.  Boring...

Mas o pior é que para me roer, ainda mais, de inveja o pequeno homem cá de casa tem umas pestanas ainda mais bonitas do que as do pai. OMG. Porquê? Porquê? Porquê a mim????



A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Gelado de um ingrediente - receita

Mais uma ideia MA-RA-VI-LHO-SA partilhada pela Eats Real, um gelado só com um ingrediente. Vou experimentar, ah pois vou. E qual o ingrediente? Banana! Para descobrir o passo-a-passo desta maravilha é só navegar até aqui! Quem experimentar dê feedback :-)

A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Tertúlia recomenda!

Porque este blog não tem que ser rotulado como baby blog (porque simplesmente não o é!), vamos distrair a cabeça ao som de uma das músicas que me anda a encher os ouvidos nos últimos dias!

Bon Iver - Skinny Love


A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.

As mudanças imperam nas nossas vidas

O Rafael cresce a olhos vistos. Tal como o filho de qualquer outra mamã! Mas, agregado ao crescimento estão as mudanças. As mudanças dele e as nossas mudanças. E o que trazem estas mudanças? Trazem uma saudade imensa. Passa tudo tão rápido. Quando nos estamos a habituar ao facto dele já saber dar a mão quando pedimos, entra de rompante a vontade de se querer sentar. São coisinhas novas todos os dias.

A "dependência" (coloco entre aspas para não ferir susceptibilidades, pois não quero falar em dependência no seu sentido depreciativo) da mãe começa a ser mais ténue. SIM. Não me venham justificar que um bebé não tem que ser dependente da mãe, porque SIM tem que ser. O meu bebé depende de mim para comer, sou eu que maioritariamente lhe dou banho, sou eu que lhe preparo a papa, sou eu que lhe cozinho a sopinha, sou eu, sou eu, sou eu! E não me queixo. Ai não queixo não. Queixo-me é da rapidez com que estou a abrir mão desta dependência. O Rafael sempre se alimentou da minha mama. E agora? Começou por substituir uma refeição por papa (que adora!), depois vai substituir (hoje!) uma refeição por sopa e fruta. E eu? Vou deixar de ser o "pronto a comer". E estou triste com isso... As mudanças imperam, eu sei. Mas custa, custa um bocadinho abrir mão daqueles momentos de cumplicidade só nossa...


A Tertúlia dos Encantos também está AQUI.