Nós divertimo-nos tanto a fazê-las! Divirtam-se, também, a saboreá-las à distância de um olhar!
sábado, 31 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Biscoitos de Limão e Biscoitos de Canela
Antes de tudo mais estou extremamente orgulhosa do resultado da aventura de hoje!
Aliviado o ego passo a explicar! O homem cá de casa dedicou-se a fazer Licor de Limão o resultado final ainda não posso comprovar (mas estará delicioso de certo!) mas o resultado imediato foram limões sem casca! Andaram aqui pelo frigorífico uns dias e hoje queria dar-lhes utilidade. Depois de excluidas algumas opções decidi-me pelos Biscoitos de Limão! Aproveitando o forno ligado (que a electricidade está cara!) fiz, também, Biscoitos de Canela. Adorei fazê-los, mas adorei mais ainda o facto do homem cá de casa ter amado também. Logo ele que é tudo menos adepto de doces!
Deixo as fotografias! São super fáceis e, acreditem, deliciosos!
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Dúvidas de Outono?
Enquanto olhava para estas bolotas, carinhosamente resgatadas pela minha sogra para me fazer lembrar que chegou o Outono, surgiram-me algumas dúvidas...sim! dúvidas de Outono. Se já fomos presenteados pelo Outono porque teima este sol de Verão em fazer-nos companhia? Estamos assim tão modificados, tão alterados, tão sem rumo? Questões ecológicas?..será? Hoje estou assim..na dúvida. Choro ou sorriu? Faz sol ou chove na minha vida?
domingo, 18 de outubro de 2009
Doce de Maçã com Canela
Há já algum tempo que andava "à caça" de uma receita de doce de maçã com canela. Hoje, inventei eu o meu doce! Cá ficam as imagens e a receita!
Ingredientes:
700gr maçã já descascada e descaroçada 500gr açúcar
Canela moída Sumo limão
Colocar todos os ingredientes num tacho anti-aderente. Deixar ao lume por 30m e de seguida passar com a varinha mágica (não passei muito porque gosto que fiquem pedaços maiores de maçã inteiros). Depois é so enfrascar. Muito mais simples do que, por vezes, imagino!
Enquanto o doce fazia dediquei-me a costurar um enfeite para o frasco. Utilizei feltro e uma "corrente" de pontos em malha para fazer a fita para atar a "carapuça". Ficou, assim, muito mimoso (modéstia à parte!).
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Conserva de Pimentos Assados
Recebi uma carinhosa remessa de pimentos e decidi fazer a primeira conserva cá de casa. Tenho dúvidas quanto ao resultado, mas como se diz por aqui "quem não arrisca, não petisca!".
Comecei por assar os pimentos. Enquanto isso descasquei vários alhos que esmaguei de seguida (cá em casa somos apaixonados por alho, por isso descasquei bastantes). Já assados os pimentos retirei todas as sementes e limpei bem a pele assada. Coloquei-os num pano e fiz alguma pressão para perderem a água que contêm. Cortei-os em tiras grossas e fui colocando nos 2 frascos já esterilizados intercalando com alhos esmagados e umas pedras de sa l (eserilizei os frascos logo de manhãzinha para estarem prontos para usar à noite; para esterilizar fervi-os em água durante cerca de 30m) .
E agora chega a parte de fechar os frascos em vácuo. Sinceramente não sei se correu muito bem. Utilizei uma técnica que vi em vários blogs. Deixei os frascos ferverem durante 30 minutos, já bem fechados com a conserva, e depois coloquei-os em água fria para aguentarem mais tempo e sem azedarem. Estou com sérias dúvidas porque um deles perdeu um pouquinho de azeite, mas pode ser que o outro me faça orgulhosa do feito!
Estou ansiosa para ver, como quem diz saborear!, esta primeira aventura nas conservas!
domingo, 11 de outubro de 2009
sábado, 10 de outubro de 2009
Açorda Alentejana
A lembrar os velhos tempos em casa dos meus pais, hoje, acordei a costela alentejana, que há em mim, dando um gosto diferente ao almoço. Com a chegada do Outono os Sábados, em casa dos meus pais, não eram verdadeiramente Sábados se ao almoço nao existisse Açorda Alentejana. A máxima foi levada à letra e cá ficam as imagens e a receita do almoço deste sábado solarengo (a contrariar a tendência dos últimos dias). Os amigos C. e M. adoram a receita e o gostinho certo?
Ingredientes:
Alhos (mais ou menos uns 5 não muito pequenos)
Coentros q.b.
Poejos q.b.
Pimento verde (apenas umas tiras)
Bacalhau
Ovos (1 por pessoa)
Sal
Azeite
Pão (de preferência duro)
Água
Preparação:
Numa taça partir os alhos e colocar um pouco de sal (para os alhos se baterem mais facilmente). Esmagar tudo com o "pisa-alhos". Colocar os coentros e poejos a gosto e esmagar tudo novamente. Partir o pimento (1/4 de pimento mais ou menos) em cubos e esmagar um pouco também. Depois de tudo bem misturado regar com um pouco de azeite. Reservar. Entretanto ja se encontra ao lume o bacalhau a cozer com bastante água. Quando ferver partir para a água um ovo por pessoa para escalfar. A água irá ficar com o gosto do bacalhau e dos ovos. Cozidos os ovos e o bacalhau juntar a água da cozedura ao preparado anterior mexendo sempre enquanto se junta a água. Já com a água no preparado rectificar o sal. Juntar o pão às fatias (pedaços pequenos) e deliciar-se com o belo gosto alentejano.
PS: utilizando uma dica do meu avô junto sempre uma gema de ovo ao preparado, depois de juntar o azeite. Quando a água a ferver cai sobre o preparado acaba por cozer e fica com este aspecto mais consistente como está nas imagens.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Manta inacabada... I
Foi começada há já algum tempo, ainda não existia este nosso lar, e hoje foi recordada pelo homem cá de casa. Prometo que um dia destes a termino!
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Chegou o Outono!
Já chove e a temperatura já começou a arrefecer. Há melhor do que um belo chá para aquecer o corpo e reconfortar a alma? Com a chuva chegaram, também, os aromas de Outono cá a casa!
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
É porque a vida continua...que hoje cá fica a horta de varanda!
É porque a vida continua...que vamos, cá em casa, continuar a "semear" o que de melhor temos para dar a quem merecer!
Foi isso que o homem cá de casa levou à letra há 2 semanas..semeou e já esta a dar "frutos"!
Os coentros cresceram tanto que nem dá para acreditar que em 2 semanas fosse possível!
A salsa só foi semeada agora, ainda não deu mostras da sua rapidez!
É a horta possível numa varanda razoavelmente...pequena!
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Hoje estou assim
É por ti que continuo, que continuamos..
Naquele dia tudo será diferente, o nosso dia "R" será triunfante!
Naquele dia tudo será diferente, o nosso dia "R" será triunfante!
"A dor de partir não é nada em comparação com a alegria do Reencontro"
Charles Dickens
Subscrever:
Mensagens (Atom)