A lembrar os velhos tempos em casa dos meus pais, hoje, acordei a costela alentejana, que há em mim, dando um gosto diferente ao almoço. Com a chegada do Outono os Sábados, em casa dos meus pais, não eram verdadeiramente Sábados se ao almoço nao existisse Açorda Alentejana. A máxima foi levada à letra e cá ficam as imagens e a receita do almoço deste sábado solarengo (a contrariar a tendência dos últimos dias). Os amigos C. e M. adoram a receita e o gostinho certo?
Ingredientes:
Alhos (mais ou menos uns 5 não muito pequenos)
Coentros q.b.
Poejos q.b.
Pimento verde (apenas umas tiras)
Bacalhau
Ovos (1 por pessoa)
Sal
Azeite
Pão (de preferência duro)
Água
Preparação:
Numa taça partir os alhos e colocar um pouco de sal (para os alhos se baterem mais facilmente). Esmagar tudo com o "pisa-alhos". Colocar os coentros e poejos a gosto e esmagar tudo novamente. Partir o pimento (1/4 de pimento mais ou menos) em cubos e esmagar um pouco também. Depois de tudo bem misturado regar com um pouco de azeite. Reservar. Entretanto ja se encontra ao lume o bacalhau a cozer com bastante água. Quando ferver partir para a água um ovo por pessoa para escalfar. A água irá ficar com o gosto do bacalhau e dos ovos. Cozidos os ovos e o bacalhau juntar a água da cozedura ao preparado anterior mexendo sempre enquanto se junta a água. Já com a água no preparado rectificar o sal. Juntar o pão às fatias (pedaços pequenos) e deliciar-se com o belo gosto alentejano.
PS: utilizando uma dica do meu avô junto sempre uma gema de ovo ao preparado, depois de juntar o azeite. Quando a água a ferver cai sobre o preparado acaba por cozer e fica com este aspecto mais consistente como está nas imagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário