quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz Ano 2010!

Aqui fica o desejo de um feliz e maravilhoso ano de 2010! Estamos de partida para Sevilha para ouvir as 12 badaladas em plena "plaza nueva", será uma passagem diferente!... Tudo de bom!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Natal chegou ao aeroporto!

Enquanto me actualizava quanto ao que se passa no nosso país e no nosso mundinho tropecei na notícia deste evento da ANA/TAP realizado, no dia 23 de Dezembro, em pleno aeroporto! Foi um surpreendente tropeção! É possivel ver AQUI o que me refiro!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

tenho saudades...

Tenho saudades de ti, do mundo que já foi e do que está para vir. Saudades do teu sorriso, da tua expressão, do teu contententamento e do descontentamento também!... Saudades do "boa noite", do "bom dia" e do "volto já, não demoro!". Saudades do teu carinho, da tua atenção, do "parabéns pelas conquistas e esforço!", do teu toque sereno e cuidado. Saudades daquela pura alegria, daquele gozo constante, dos nomes inventados: do "uiti", deste e daquele. Saudades da negação às fotografias (que davam tantas alegrias agora!), do teu constante corropio e das manhãs na janela à espera da tua chegada! E aquele andar de mãos dadas, aquele engano de sermos namoradinhos? Que saudade tão grande..

Não são saudades de tristeza. Estas não! Hoje, são saudades de lembranças alegres, de vivências de sempre e para sempre, são saudades puras... saudades de ti, mas principalmente são saudades de nós!

Ai que saudade tão grande de tudo!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Surpresa!

Que bom chegar a casa depois de um estafante dia de trabalho e ter algo doce à minha espera e feito por ti, homem cá de casa! Foram uma surpresa tão agradável estes papos de anjo! E deliciosos, muito deliciosos!
Quem disse que o encanto da surpresa se vai perdendo com os anos? Não é verdade!



Post-Scriptum: Há um pequeno grande pormenor menos agradável nisto tudo: a loiça por lavar! Mas depois deste docinho como dizer que não?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Chegou o Natal!

Está 12 meses tímido, mas já começa a dar sinais da sua chegada! O que se começa a viver agora (e não me refiro ao consumo desenfreado) é uma altura tão boa... eu acredito no Espírito de Natal!
Hoje sinto algo bom e a dobrar: é o primeiro natal na nossa casinha (e que bom é preparar tudo contigo) e é, também, a primeira época natalícia da tertúlia dos encantos! A nossa casa já está preparada a rigor (ficam algumas fotografias para a posterioridade), já este espaço vai ganhar uma nova apresentação (a apelar à época!).
Boas Festas!







sábado, 28 de novembro de 2009

tempo ou falta dele...

Hoje falta-me tempo. Falta-me quase sempre tempo para tudo... para escrever, para pôr a criatividade em "marcha", para surpreender, para acabar o que comecei. Nem sempre temos tempo para tudo, já dizem os provérbios populares de que sou fã:

"O tempo perdido nunca se recupera"

"O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem!"

"Tempo bastante sempre é pouco."

domingo, 22 de novembro de 2009

Bolo de Maçã

Ao domingo apetecem-me, quase sempre, delicias diferentes! Hoje, à tarde, foi a vez de experimentar a receita de bolo de maçã que tirei aqui neste blog quase homónimo. Mais logo serão cogumelos selvagens recheados com queijo e presunto.
Quanto ao bolo amei o resultado, é delicioso!


sábado, 21 de novembro de 2009

Um dia especial

É hoje. Não sou adicta a datas, tu sabes, não é? Mas não me esqueci.
Este sentimento é para celebrar a cada segundo da nossa existência, não só hoje. Mas, faço-o para nós!
Podia dedicar-te o mais belo poema, a mais sonante canção. Mas… é aqui nesta imensidão que ficam estas minhas palavras, que ficam as linhas deste texto redigido sem pretensões, mas com a grandiosidade de alguns anos de cumplicidade. São para ti, para nós!
Hoje, conjugamos verbos em três tempos: no passado tão presente; no presente a organizar o futuro; no futuro da eternidade crescente!
Foi ontem e já percorremos tanto juntos… temos tanto, ainda, para percorrer! Vamos fazê-lo juntos e a sorrir para as alegrias e adversidades? Sei que sim...
Não me esqueci meu companheiro de alegrias e melancolias, meu eterno melhor amigo, meu amor de ontem, hoje e amanhã!

Não me esqueci, meu amor!

domingo, 15 de novembro de 2009

Baú de memórias

Há algumas noites que os meus sonhos (e nesta matéria sou muito fértil, por vezes demais) têm sido preenchidos com um momento muito especial de infância. Já foi há alguns anos (cerca de 18 ou 19 anos) mas recordo-me deste instante especial com muita nitidez: estamos os dois, eu e o mano, a ler um texto do livro de Língua Portuguesa, dos primeiros anos da primária. É um texto especial de um burro que sobe a montanha, e que ao subir faz toc toc toc. Esta parte do "toc, toc, toc" fazia o mano soltar uma gargalhada tão pura e genuína que é inesquecível (estou a ouvi-la neste preciso momento, mesmo juntinho ao meu ouvido). Esta recordação fez-me ir ao baú das memórias, que vive no sotão dos meus pais, numa busca desenfreada por encontrar este livro. Mas não encontrei... tenho que filtrar melhor a procura, porque a recordação voltou hoje, novamente, ao meu sonho como que a alertar que a busca tem que ser retomada.
Os anos foram passando mas, sempre que se lembrava, o mano, lá fazia o "toc, toc, toc" e riamo-nos em uníssono... quero tanto encontrar este texto. Será que ainda está nos livros da primária de hoje em dia? Vou devorar as livrarias, ou as suas relíquias, até o encontrar... não me sais da cabeça.

Não encontrei o livro, mas encontrei outras memórias da escola. Aqui fica a fotografia de uma obra feita há muito, muito tempo, mas que continua a ser especial. A professora de trabalhos manuais dizia que a minha ânsia de a terminar era tal que até de pé a fazia, nem perdia tempo a sentar-me!



domingo, 8 de novembro de 2009

Final de tarde...

Chove lá fora... e o frio já se apoderou deste pequeno, mas grande, espaço em que coabitamos. Não podia ter sido melhor este final de tarde!




Enquanto escrevia estas linhas lembrei-me de uma das letras de Rui Veloso (que muito gosto) e que encaixa, na perfeição, neste momento. Ele canta:

 "É a lua. Fim da tarde (...) É a brisa onde adormeço (...)  Quente como a tua mão"

domingo, 1 de novembro de 2009

Ó tia dá bolinho...

...senão leva com a cavaca no focinho! Pode não parecer muito bonito mas a tradição, por aqui, é esta!
Aproveitei e fiz umas saquinhas para os doces que ofereci, porque de travessuras já está o resto do ano preenchido!




sábado, 31 de outubro de 2009

Noite de halloween!

Nós divertimo-nos tanto a fazê-las! Divirtam-se, também, a saboreá-las à distância de um olhar!



quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Biscoitos de Limão e Biscoitos de Canela

Antes de tudo mais estou extremamente orgulhosa do resultado da aventura de hoje!
Aliviado o ego passo a explicar! O homem cá de casa dedicou-se a fazer Licor de Limão o resultado final ainda não posso comprovar (mas estará delicioso de certo!) mas o resultado imediato foram limões sem casca! Andaram aqui pelo frigorífico uns dias e hoje queria dar-lhes utilidade. Depois de excluidas algumas opções decidi-me pelos Biscoitos de Limão! Aproveitando o forno ligado (que a electricidade está cara!) fiz, também, Biscoitos de Canela. Adorei fazê-los, mas adorei mais ainda o facto do homem cá de casa ter amado também. Logo ele que é tudo menos adepto de doces!
Deixo as fotografias! São super fáceis e, acreditem, deliciosos!


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dúvidas de Outono?

Enquanto olhava para estas bolotas, carinhosamente resgatadas pela minha sogra para me fazer lembrar que chegou o Outono, surgiram-me algumas dúvidas...sim! dúvidas de Outono. Se já fomos presenteados pelo Outono porque teima este sol de Verão em fazer-nos companhia? Estamos assim tão modificados, tão alterados, tão sem rumo? Questões ecológicas?..será? Hoje estou assim..na dúvida. Choro ou sorriu? Faz sol ou chove na minha vida?




domingo, 18 de outubro de 2009

Doce de Maçã com Canela

Há já algum tempo que andava "à caça" de uma receita de doce de maçã com canela. Hoje, inventei eu o meu doce! Cá ficam as imagens e a receita!





Ingredientes:
700gr maçã já descascada e descaroçada            500gr açúcar
Canela moída                                                          Sumo limão

Colocar todos os ingredientes num tacho anti-aderente. Deixar ao lume por 30m e de seguida passar com a varinha mágica (não passei muito porque gosto que fiquem pedaços maiores de maçã inteiros). Depois é so enfrascar. Muito mais simples do que, por vezes, imagino!

Enquanto o doce fazia dediquei-me a costurar um enfeite para o frasco. Utilizei feltro e uma "corrente" de pontos em malha para fazer a fita para atar a "carapuça". Ficou, assim, muito mimoso (modéstia à parte!).

Sábado Delicioso M.

És linda M., minha caçula!





"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a..."
                                                             Johann Goethe

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Conserva de Pimentos Assados

Recebi uma carinhosa remessa de pimentos e decidi fazer a primeira conserva cá de casa. Tenho dúvidas quanto ao resultado, mas como se diz por aqui "quem não arrisca, não petisca!".



Comecei por assar os pimentos. Enquanto isso descasquei vários alhos que esmaguei de seguida (cá em casa somos apaixonados por alho, por isso descasquei bastantes). Já assados os pimentos retirei todas as sementes e limpei bem a pele assada. Coloquei-os num pano e fiz alguma pressão para perderem a água que contêm. Cortei-os em tiras grossas e fui colocando nos 2 frascos já esterilizados intercalando com alhos esmagados e umas pedras de sa l (eserilizei os frascos logo de manhãzinha para estarem prontos para usar à noite; para esterilizar fervi-os em água durante cerca de 30m) .
E agora chega a parte de fechar os frascos em vácuo. Sinceramente não sei se correu muito bem. Utilizei uma técnica que vi em vários blogs. Deixei os frascos ferverem durante 30 minutos, já bem fechados com a conserva, e depois coloquei-os em água fria para aguentarem mais tempo e sem azedarem. Estou com sérias dúvidas porque um deles perdeu um pouquinho de azeite, mas pode ser que o outro me faça orgulhosa do feito!
Estou ansiosa para ver, como quem diz saborear!, esta primeira aventura nas conservas!


domingo, 11 de outubro de 2009

Souvenir

Adorei a lembrança amiga do "coração", obrigada!
Para acompanhar as fotos  aqui fica a música que me tem acompanhado nos últimos tempos (não fosse o souvenir proveniente do concerto deles mesmo!).


pregadeira de peito parte da frente



pregadeira parte de trás

sábado, 10 de outubro de 2009

Açorda Alentejana

A lembrar os velhos tempos em casa dos meus pais, hoje, acordei a costela alentejana, que há em mim, dando um gosto diferente ao almoço. Com a chegada do Outono os Sábados, em casa dos meus pais, não eram verdadeiramente Sábados se ao almoço nao existisse Açorda Alentejana. A máxima foi levada à letra e cá ficam as imagens e a receita do almoço deste sábado solarengo (a contrariar a tendência dos últimos dias). Os amigos C. e M. adoram a receita e o gostinho certo?




Ingredientes:
Alhos (mais ou menos uns 5 não muito pequenos)
Coentros q.b.
Poejos q.b.
Pimento verde (apenas umas tiras)
Bacalhau
Ovos (1 por pessoa)
Sal
Azeite
Pão (de preferência duro)
Água

Preparação:
Numa taça partir os alhos e colocar um pouco de sal (para os alhos se baterem mais facilmente). Esmagar tudo com o "pisa-alhos". Colocar os coentros e poejos a gosto e esmagar tudo novamente. Partir o pimento (1/4 de pimento mais ou menos) em cubos e esmagar um pouco também. Depois de tudo bem misturado regar com um pouco de azeite. Reservar. Entretanto ja se encontra ao lume o bacalhau a cozer com bastante água. Quando ferver partir para a água um ovo por pessoa para escalfar. A água irá ficar com o gosto do bacalhau e dos ovos. Cozidos os ovos e o bacalhau juntar a água da cozedura ao preparado anterior mexendo sempre enquanto se junta a água. Já com a água no preparado rectificar o sal. Juntar o pão às fatias (pedaços pequenos) e deliciar-se com o belo gosto alentejano.

PS: utilizando uma dica do meu avô junto sempre uma gema de ovo ao preparado, depois de juntar o azeite. Quando a água a ferver cai sobre o preparado acaba por cozer e fica com este aspecto mais consistente como está nas imagens.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Manta inacabada... I

Foi começada há já algum tempo, ainda não existia este nosso lar, e hoje foi recordada pelo homem cá de casa. Prometo que um dia destes a termino!




segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Chegou o Outono!

Já chove e a temperatura já começou a arrefecer. Há melhor do que um belo chá para aquecer o corpo e reconfortar a alma? Com a chuva chegaram, também, os aromas de Outono cá a casa!







sexta-feira, 2 de outubro de 2009

É porque a vida continua...que hoje cá fica a horta de varanda!

É porque a vida continua...que vamos, cá em casa, continuar a "semear" o que de melhor temos para dar a quem merecer!
Foi isso que o homem cá de casa levou à letra há 2 semanas..semeou e já esta a dar "frutos"!



Os coentros cresceram tanto que nem dá para acreditar que em 2 semanas fosse possível!
A salsa só foi semeada agora, ainda não deu mostras da sua rapidez!






É a horta possível numa varanda razoavelmente...pequena!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Hoje estou assim

É por ti que continuo, que continuamos..
Naquele dia tudo será diferente, o nosso dia "R" será triunfante!






  "A dor de partir não é nada em comparação com a alegria do Reencontro"

  Charles Dickens

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sabores cá da terra!



Acordei com um desejo enorme de comer o tão aclamado bolo de festa (como eu sempre lhe chamei!) ou "bolo poceiro" (como me ensinou o homem cá de casa a chamar-lhe!) acompanhado por umas belas uvas! Gostinho aguçado por uma amiga, que para mim já é família, e que nao resiste a um bom pedaço de bolo acompanhado por umas uvas doces!
Não resisti à compra do bolo. Já as uvas, essas foram "vindimadas" directamente da parra que cobre o pátio da casa dos sogrinhos!
E que saborosos estão ambos! São sabores de sempre aguçados por quem sabe o que é bom, cá, nesta santa terrinha!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Porquê? PORQUE SIM!

O início porque sim, o começo porque quero partilhar, o desbrotar porque é aqui, neste pedaço do "interespaço", que quero contaminar o mundo com o vírus de viver e ser feliz.
Dona de casa feliz, mulher amada, amiga eterna....