quinta-feira, 17 de março de 2011

Pescada no forno com legumes

Mais uma das receitas rápidas, fáceis e saborosas! Como eu gosto, sem grandes pretensões mas que no fim se revelam uma verdadeira surpresa para o paladar.

Pescada no forno com legumes

Ingredientes:
3 postas de pescada (ou lombos de pescada)
2 cenouras
1 alho francês
4 batatas
500 ml de molho bechamel
pimenta preta moída q.b.
pimenta branca moída q.b.
noz moscada q.b.
sal q.b.

Descascar as batatas e cortar em rodelas não muito grossas (mais ou menos um centímetro). Dispor num tabuleiro alto, temperar com algumas pedras de sal, e levar ao forno para assarem. Enquanto isso cozer a pescada, apenas com sal. Não deixar cozer muito porque acabará por cozer no forno. Ralar as duas cenouras e cortar o alho francês às rodelas. Num recipiente envolver as cenouras e o alho francês com o molho bechamel (confesso que usei o de compra e como é bastante espesso juntei um pouco de leite). Depois de bem envolvido temperar com as pimentas e a noz moscada.

Quando a pescada estiver quase cozida retirar a pele e todas as espinhas. Separar os lombos sem os desfazer. No tabuleiro onde estão as batatas (já pré-assadas) colocar os lombos de pescada e por cima o preparado dos legumes com o molho bechamel. Levar ao forno para gratinar (demora mais ou menos 20 minutos a ficar bem gratinado com o forno a 200º C).










Notas:
  • A fotografia não é das melhores, mas já estava a deliciar-me quando me lembrei que daria um óptimo post aqui no blog. Mil perdões! 
  • Pescada: Disponível durante quase todo o ano, a pescada, que quando ainda pequena e de peso inferior a 2,5kg ganha o nome de marmota, é um dos peixes mais versáteis. Pequena é deliciosa frita assinalando-se a celebérrima Pescadinha de Rabo na Boca. Já adulta, é óptima cozida com todos - as batatas, as verduras e ovo, igualmente cozidos - em filetes, souflés, tranches, medalhões... Por ter uma carne muito delicada é preciso ter cuidado para que não coza excessivamente. Mas, porque facilmente se desfaz, é ideal para engrossar caldos de peixe que se tornam verdadeiramente aveludados. (http://www.vaqueiro.pt/ajuda-na-cozinha/ingredientes/?i=348&l=P)

Sem comentários:

Enviar um comentário