domingo, 26 de junho de 2011

Sumo de Laranja acompanhado de Bolo de Polpa de Laranja

Há uns dias reciclei uma melancia, agora reciclei um saco de laranjas! É a sorte de ter quem me presenteie com laranjas caseiras e deliciosas.

Pois bem. Comecei por fazer um refrescante Sumo de Laranja (dispensa receita, até porque me limitei a colocar a laranja descascada e sem caroços na centrifugadora!). Depois de reparar que ia ficar com uma boa porção de polpa de laranja achei que era um desperdício ir para o lixo. E não foi! Fiz um Bolo de Polpa de Laranja! E fiz assim:

Ingredientes:

200 gr de margarina (coloquei apenas 150 gr)
4 ovos (claras batidas em castelo)
2 chávenas de açúcar (coloquei apenas 1 1/2)
2 chávenas de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 chávena de polpa de laranja
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Junte a margarina (derretida), as 4 gemas, o açúcar e a farinha. Misture bem. Junte a polpa de laranja para que seja mais fácil misturar os ingredientes. Bata as claras em castelo e acrescente à mistura, mexendo delicadamente.
Por último junte o fermento. Misture bem. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno médio e pré-aquecido. Coze em +/- 40 minutos.




Notas:
  •  Retirei a receita daqui.
  • As alterações estão entre parêntesis.

sábado, 25 de junho de 2011

Jantar à vista!

Com este calor infernal vai saber-me tão bem um belo gaspacho (para mim chama-se vinagrada!) alentejano!

Pode ser que haja tempo para uma foto!

domingo, 19 de junho de 2011

Doce (compota) de Melancia

Cá fica a segunda parte da reciclagem da Melancia (iniciada no post anterior):

Doce (compota) de Melancia

Ingredientes:

450 gr de melancia
450 gr de açúcar
1 vagem de baunilha (pode ser substituído por gengibre ou cravinho) - não utilizei
1 pau de canela
sumo de 1/2 limão

Comece por lavar a melancia. Parta-a retire-lhe a polpa vermelha (que utilizei para fazer o sumo do post anterior) e a casca restando só a parte branca. Coloque numa taça, cubra com água fria em que dissolveu anteriormente uma colher de sobremesa de sal. Deixe de molho durante uma noite.
No dia seguinte escorra-a, passe por água limpa volte a escorrer muito bem e corte em lâminas ou em pequenos pedaços. Pese e acrescente igual peso de açúcar. Junte o sumo de limão e a água.
Incorpore a baunilha (não utilizei) e o pau da canela. Leve ao lume e deixe cozer até que o fruto fique translúcido, brilhante e liso. Verta em frascos.

Adorei o resultado!




Notas:
  •  Retirei a receita daqui.

Sumo de Melancia

Estava no figorifico meia Melancia que tinha como destino certo a reciclagem, uma vez que já ninguém a iria comer. Pois bem. A primeira parte da reciclagem foi esta:

Sumo de Melancia

Ingredientes

1/2 melancia (deveria ter cerca de 1kg)
3 colheres de sopa de açúcar amarelo (isto porque a melancia não era doce, caso seja não precisa juntar açúcar)
Folhas de hortelã
Gelo picado

Descasque a melancia e reserve a parte vermelha. Retire as semente e coloque, cortada aos pedaços, a melancia no liquidificador. Depois de liquidificado juntar o açúcar. Coar. Após estar coado juntar as folhas de hortelã. Levar ao frigorifico. No momento de servir juntar gelo picado.

Simples, delicioso e refrescante para o Verão que se avizinha!





Notas:
  • Juntei 1/4 de Meloa que também estava a pedir para ser reciclada!
  • A hortelã é biológica (nota-se pelos buracos feitos pelos caracóis, não?!)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Adoro-te meu herói, tenho saudades

10 anos sem ti. 10 anos de saudades, de recordações, de lembranças. Saudade do teu sorriso, da tua alegria, da tua sinceridade em cada gesto ou palavra. saudade do teu beijo, da tua perspicácia, da tua exigência, da tua capacidade de te destacares sem te fazeres notar.

A memória pode começar a atraiçoar-me, mas jamais me sairás do pensamento, do coração. És o meu mano lindo.

Saudade é uma palavra tão cruel. Era aqui que devias estar, hoje e sempre. é aqui que te espero, como te esperei vezes sem conta à janela. É a recordar-te que me riu à gargalhada como só tu sabias fazer. eras o mestre do divertimento (não havia uma alcunha que te falha-se), mas eras igualmente sereno, discreto. Não és tudo isto  por teres partido. Os teus amigos e quem te ama sabe que não. Eras assim único, especial, perfeito demais.

Eu sou uma irmã orgulhosa, tal como tu eras protector das tuas irmãs.

Não há datas para chorar, para estarmos tristes ou para te desejar aqui ao pé de mim. Eu desejo-o todos os dias. Eu penso em ti todos os dias. Eu falo contigo todos os dias. E espero meu mano. Espero por te ver, por te abraçar, por te dar aquele beijo de "boa noite" que sempre dei e por te dizer ao ouvido que tenho um orgulho enorme em ser irmã de um lutador, um guerreiro, o meu herói.

Hoje é um dia triste, mas não vou deixar que este dia nos consuma e que, principalmente, me desvie do meu verdadeiro caminho: Viver por TI e por mim. Adoro-te meu herói, tenho saudades.

domingo, 12 de junho de 2011

Quem suja mais?

Por regra eu cozinho (porque adoro!), eu limpo e arrumo (porque sim!).

A Alice suja, passeia-se pela casa e deixa pêlos em tudo o que é sítio, salta para aqui e para acolá.

O homem cá de casa faz o habitual de um homem aí de casa: vê tudo o que é desporto, dedica-se ao computador, levanta a mesa depois das refeições e lá pelo meio dedica-se a escolher a ementa de uma ou outra refeição.

No fim de tudo somado quem mais suja aqui por casa? A ver bem as coisas deveria ser a Alice, mas não é! E o grande vencedor é...... o homem cá de casa!

Saiu-me a sorte grande (homem cá de casa) e a terminação (a Alice).

sábado, 11 de junho de 2011

Será gata?Será macaco?Será ave (e das rapina!)?

A sério que não sei se tenho uma gata ou uma espécie diferente!

O homem cá de casa levanta-se (para ir fazer o seu desporto matinal) e eu fico na cama mais um pouquinho (alergia a desporto!). Adormeço e ele anda cá por casa mais um pouco. Quando estou novamente ferradinha no sono começo a ouvir miar, mas um miar incessante. Não me deixou dúvidas que o miar era o da Alice (há que conhecer as crias!).

Toca a procurar a Alice. Vi todas as divisões e nada. O miar continuava... E vinha da rua. Espreito à varanda (que é no 1º andar) e lá está ela na varanda do rés do chão como se nada fosse. Mas miava, miava.
Lá vou eu, de pijama, despenteada e com cara de quem dormia mais 2 horas buscar a menina. (e rezava para não me encontrar naquela figura com nenhum vizinho!)

E agora pergunto eu: como foi ela lá parar? Não sei! É certo que o homem cá de casa a deixou na varanda (levou um raspanete!) mas como desceu ela para a varanda de baixo é que não entendo.

Sempre disse que tenho uma gata arraçada macaco, mas começo a acreditar que tenho uma gata/macaco/ave e mais alguma coisa que entretanto vou descobrir!

domingo, 5 de junho de 2011

Domingo de voto na urna!

Pois bem foram precisos: 11 kms até ao local de voto (mea culpa, ainda não alterei a morada no recenseamento, estou tipo Passos Coelho!), 17 minutos de viagem e 2 minutos para colocar o boletim de voto dentro da urna.

Vá lá não se queixem, mais fácil do que isto era (quase!) impossível!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mas, não me esqueci de ti, por isso cá passei hoje!

Não me esqueci de ti.

Ando perdida, sem tempo para nada, muito cansada e com a sensação que o fim de semana devia ter 5 dias e a semana 2 dias.

Esta falta de tempo assusta-me. Quase me esqueço das coisas boas da vida, daquele bolo de limão, daqueles morangos que tenho comido directamente da horta de varanda, dos miares do gato que aprendeu o caminho para a minha varanda e me anda a tornar as noites/dias numa chatice porque é ele a miar lá fora e a Alice a miar cá dentro (humm se calhar isto não era uma coisa boa!), das invenções de última hora na cozinha, das idas ali e acolá....enfim muitas coisas boas, mas que nem sempre me fazem sentir mais "para cima", mais enérgica, menos cansada!

Mas, não me esqueci de ti, por isso cá passei hoje!