quinta-feira, 31 de outubro de 2013

um gigante até já

Faço, oficialmente, parte daqueles milhões de portugueses que vêem os seus familiares partirem para outras aventuras longe deste país à beira mar plantado. Hoje, vejo partir para outras aventuras a minha mana do peito. A minha mana que sempre esteve ao meu lado quando precisei e que sempre contou comigo para tudo o que precisou. Vivemos sempre para nos amar uma à outra, para nos chatearmos (muitas vezes), para nos repreendermos. Temos a voz igual, enganamos quem quer que seja ao telefone, e durante uns bons anos ainda havia umas quantas pessoas que achavam que éramos gémeas (embora eu nunca quisesse acreditar que diziam a verdade - ela é muito mais bonita do que eu). Somos unidos. Somos uma verdadeira família (com todas as letras e com todo o amor). Não somos perfeitos e não concordamos em tudo. Mas o amor que sentimos uns pelos outros é indescritível. Ela parte de coração partido, nós ficamos de coração partido...
Eu não queria que ela fosse. Mas, respeito a sua coragem. Este país fechou-lhe as portas e ela foi à procura de oportunidades (nem são boas ou más oportunidades, são, somente oportunidades). Vou ter saudades daqui até à lua (e da lua até aqui). Já chorei muito. Mas, fui forte ao pé dela. Não quis uma despedida a sério. Não me quero despedir nunca de quem amo. Disse-lhe até já, porque a minha vida é feita de 'até jás'... dói menos, é mais suportável se for assim e se acreditar que tudo não passa de um até já. Os nossos pais estão a sofrer. A sofrer muito. Mas, vão aguentar-se (podes ir descansada que cuido deles por ti!). Afinal de contas tu é quem mais vais sofrer. Vais ver-nos sempre através de um ecrã, isso é certo, vais ouvir-nos. Já nós vamos continuar a ir aos mesmos sítios do costume, ao mesmo supermercado, ao mesmo café, ao mesmo cabeleireiro, à mesma esteticista. Tu é que vais ter que te encontrar novamente, como se estivesses agora a descobrir o mundo. Vais ter que te habituar a uma língua nova, vais ter que te desenrascar sozinha, comer coisas novas. Vais ter que aguentar a saudade de ir ao 'nosso' cantinho visitar o nosso (e só nosso!) anjo da guarda. Mas, vais conseguir.
Vou ter tantas saudades tuas, o teu afilhado vai ter tantas saudades tuas... Mas, tudo vai correr bem. Vais ganhar 'tão' para comprar bombons para o nosso príncipe, e isso deixá-lo-a imensamente feliz! Boa sorte minha querida. Força. E não te esqueças no segundo em que sentires que não és feliz aí VOLTA A CORRER PARA NÓS! 





3 comentários:

  1. So agora li, vais ser para sempre a mana do coracao, vais ser para sempre a Irma que eu admiro que me orgulho !Obrigada por existires e por seres quem es!Agora ja deitada,as lagrimas caem me SEM me conseguir conter, adoro o que escreve s sou tua fã numero um... Amo te muito, a ti e ao meu afilhado mais lindo do mundo <3

    ResponderEliminar
  2. estou triste não estou preparado para esta aventura, na qual uma das minhas filha teve q partir em busca de nova vida noutro pais infelizmente no nosso não tem oportunidades para os mais jovens a minha partiu e eu fiquei a sofrer aqui e ela lá longe espero q tenha mais sorte do q aqui foi uma fiquei com mais duas e um netinho maravilhoso, mas não é a mesma coisa AMO-VOS MUITO :)

    ResponderEliminar
  3. Entendo bem a dor que sentes, estar longe de quem mais amamos e duro. Passar as festas com uma cadeira por preencher na nossa mesa não e fácil. A nós, o que nos faz aguentar e saber que esta muito melhor do que estava aqui e que até que enfim começaram-se a abrir as tão esperadas portas para o seu sucesso pessoal. Não dói menos, pelo contrário, cada vez custa mais tanto tempo ausente. Mas saber que esta bem dá-nos um conforto enorme.

    ResponderEliminar