terça-feira, 27 de dezembro de 2011

31 semanas completas!

Já chegamos às 31 semanas... Está a passar tudo tão rápido, já deveria estar ansiosa por ter o Rafael nos braços, mas não! É claro que o quero junto a mim, mas a gravidez, a barriga, o corpo modificado, o nosso brilho especial deixam-me tantas saudades destes meses. Já tenho saudades e pronto!

Vou aproveitar ao máximo estes últimos momentos e já cá venho contar mais coisinhas boas!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A primeira máquina de roupa de muitas!

E hoje começou oficialmente a maratona de máquinas de roupa do bebe! A primeira já está lavada e a secar, sem recurso a máquinas de secar, tudo ao natural como deve ser! Ficou bem recheado o estendal e o cheiro a bebe já começou a aromatizar as divisões cá de casa.
Não é épico, mas ainda é especial! Depressa vai passar a ser obrigação, mas é bom!

Vida de mamã é difícil! :-)

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal!

Para todos vocês um Feliz Natal! Sejam felizes, muito felizes, não hoje mas SEMPRE! Tudo é bom demais para ser vivido em vão! Festas felizes...

domingo, 18 de dezembro de 2011

Definição de Filho por José Saramago

“Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior acto de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo o tipo de dor, principalmente o da incerteza de estar a agir correctamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo”.


José Saramago

sábado, 17 de dezembro de 2011

A frase do dia

A frase do dia:

"Tia, quando o Rafael nascer vais dar-lhe tantos miminhos como me dás a mim, não vais?"

Vou minha querida, vou!!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Eu faço, a Alice destrói (ano II)

Há, precisamente, um ano coloquei um post semelhante, mas este ano acho que ainda está pior da cabeça. Falo da Alice, claro está! Não há enfeite de Natal que lhe faça frente. Ela dá-lhes luta como se o mundo fosse acabar hoje.

Chiça... acho que falhei na educação da bichana no que toca ao convívio com o Natal. O pior é que tenho a certeza que já não vou a tempo.... buuuahh

A minha música de Natal (deste ano!)

Sempre a surpreender!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O nosso tempo é agora... Só em vida somos voz

Diz a música do projecto "Por um Objectivo" que:

"Todos os anos... 9 milhões de crianças morrem antes dos 5 anos.

Só em vida somos Voz... 

O nosso tempo é agora! Não estamos sós, há uma estrada nesta vida, há uma via para nós que nos dá força a cada dia. Há um grito em todos nós que dá sentido à Vida!"


MAGNÍFICO.... para que são as trivialidades da vida? o fútil? o egocentrismo? O nosso TEMPO É AGORA! Há melhor lema do que este?




Nota:
  • O projecto Por Um Objectivo é um projecto da Plataforma Portuguesa das ONGD que reúne oito bandas portuguesas em prol dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, definidos pelas Nações Unidas.

    Orelha Negra, Moonspell, Souls of Fire, Noiserv, João Só e Abandonados, Easyway, Humble e Nu Soul Family apadrinharam e dedicaram uma música a cada um um destes objectivos - que vão desde o combate à pob
    reza, redução da mortalidade infantil, acesso universal à escola ou combate à SIDA e Malária - e pretendem consciencializar os jovens para estes problemas que afectam o nosso planeta.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ponto de situação!

A gravidez corre de "vento em poupa"! Estou radiante, como sempre, estou feliz, como sempre, estou em êxtase com a minha barriga, como sempre!
A barriga está gigante, as dores das costas já chegaram, e as aulas de preparação para o dia R estão prestes a começar! E porquê dia R?? Porque o rebento já tem nome: será o nosso Rafael! Só novidades por aqui!
Foi mais fácil a escolha do que pensava inicialmente! O homem cá de casa não complicou (desta vez!!)!

Continuo a achar que o tempo passa a voar, que ainda ontem estava de olhos arregalados (e bem!) a olhar para o positivo que depressa apareceu naquele teste de farmácia, para agora estar quase com o meu Rafael nos braços. Falta o quase, faltam alguns pares de semanas, mas não tenho pressa! Quero aproveitar ao máximo esta condição e que tudo chegue a seu tempo.

Eu que achava que ia fazer este mundo e o outro com as minhas próprias mãozinhas para o enxoval, ainda não consegui fazer nada! Estou surpreendida comigo própria, mas acho que vou ganhar essa vontade quando começar a preparar o quartinho do príncipe! A verdade é que o enxoval já está bem composto, embora ainda faltem milhentas coisas que parecem necessárias e imprescindíveis! A sorte das sortes é que somos muito sensatos cá em casa, tudo na conta certa, tudinho!

domingo, 30 de outubro de 2011

Para quê esta mudança de hora?

Não consigo entender esta mudança de hora. A noite começa a chegar às 16h, o dia-a-dia parece ficar muito mais curtinho, e sair de casa começa a ser um esforço enorme.

Não gosto e não gosto.... tenho dito!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bolo de Banana no microondas

Estavam 2 bananas na fruteira a caminho de acabarem no lixo. Ia eu deixar que isso acontecesse? Não!

Cá fica a receita. Além de saborosa, deixa um aroma a banana pela casa que é qualquer coisa maravilhosa!

Ingredientes:

2 ovos
2 bananas
1/4 chávena de óleo
3/4 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Bater (à mão, com uma varinha de arames) a banana (cortada aos pedaços) com os ovos. Adicionar os restantes ingredientes batendo em cada adição. A massa fica ligeiramente espessa, por isso bati à mão e não na batedeira.

Forrar um pirex, forma ou outro recipiente de ir ao microondas com papel vegetal. Colocar a massa.

Levar ao microondas cerca de 9 a 12 minutos na potência máxima.




Notas:

  • Retirei a receita daqui.
  • As quantidades que fiz foram metade da receita original
  • Na receita original indica que os ingredientes devem ser batidos no liquidificador, mas preferi bater o bolo à mão. Optei, também, por não untar a forma com manteiga. Usei o papel vegetal que é muito mais "saudável"! 
  • Cozi durante 10 minutos
  • Estou fã de receitas de bolos no microondas!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O que é? O que é?

Depois de 22 semanas o nosso bebé lindo resolveu revelar o seu sexo. Pois é... é um MENINO lindo!
Estamos imensamente felizes (tal como estariamos se fosse uma menina), mas esta felicidade é extremamente genuina por finalmente conseguirmos imaginar como será a nossa estrelinha!
Os meus sonhos estavam correctos, o teste da agulha estava correcto, o teste das contas estava correcto. Valem o que valem! Mas que é engraçado ver o que dão é!

Agora é lançar-me ao enxoval porque hoje começou uma nova luta: a escolha do nome. E pelo que estou a entender vai ser uma luta e pêras!

Algum leitor quer opinar? Que é como quem diz: alguém quer lançar mais lenha para a fogueira?

É hoje, é hoje!

Será que te vais revelar hoje?? Estamos muito ansiosos, muito!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pais em construção III

Cá está um artigo muito útil para os pais em construção!
O que mais me surpreendeu? O factos dos bebés e crianças gastarem cerca de 7 mil fraldas até à idade em que aprendem a ir à casa de banho. Ai que medo! É um pouco longo, mas vale a pena ler!

  1. Fraldas de marca premium vs. Fraldas de marca branca. Este é um debate eterno, mas no que toca a poupar dinheiro em fraldas, as marcas brancas são as grandes vencedoras. Tanto podem existir diferenças físicas entre as fraldas de marcas brancas e as fraldas de marcas premium, como não – é tudo uma questão de descobrir qual aquela que melhor serve a fisionomia e as necessidades do seu bebé. Experimente várias (pesquisando sempre diversas lojas de forma a comparar preços) até descobrir aquela marca branca com a qual se sente satisfeito.
  2. Baratas de dia, caras à noite. Se a ideia de abdicar das fraldas de marca premium não lhe convencer por completo pode, mesmo assim, continuar a poupar dinheiro em fraldas. Como? Reserve as fraldas mais caras para as saídas e para as noites, alturas em que os bebés necessitam de uma maior absorção e de um maior conforto, utilizando as fraldas mais baratas durante o dia, altura em que a fralda do bebé é mais fácil e frequentemente mudada.
  3. Fraldas de pano. Uma das formas mais fáceis de poupar dinheiro em fraldas é optar pelas fraldas de pano em detrimento das fraldas descartáveis. Modernas, confortáveis, laváveis e reutilizáveis, as fraldas de pano já foram adaptadas ao século XXI e são adequadas para qualquer bebé. Embora o seu custo inicial possa ser avultado (pode sempre pedi-las como presente após o nascimento do bebé), depressa recuperará o dinheiro, continuando a poupar. Para além de serem mais ecológicas, são também muito mais económicas quando comparadas quer com fraldas de marca premium, quer com fraldas de marca branca.
  4. Embalagens grandes vs. Embalagens pequenas. Sempre que possível, adquira grandes embalagens de fraldas. Embora, à primeira vista, as embalagens maiores sejam significativamente mais caras do que as pequenas, se analisar o custo unitário de cada fralda (veja as letras pequenas no cartão de preço exibido na loja), verá que as fraldas acabarão por apresentar um preço mais baixo quando adquiridas em embalagens maiores.
  5. Cupões, cupões, cupões. Um novo bebé requer fraldas… e muitas, por isso, este não é um produto em que se possa reduzir o consumo, mas pode permitir algumas economias, principalmente se utilizar os cupões de desconto em fraldas. Procure-os em jornais, revistas, talões de desconto e nos folhetos promocionais dos supermercados e peça aos familiares e amigos mais chegados para estarem atentos aos mesmos. Se os descontos forem relativos a um tamanho acima, adquira pelo menos uma embalagem porque eventualmente vai precisar delas.
  6. Mais pequeno é melhor. De forma a proteger convenientemente o bebé, a sua fralda deve ser justa ao corpo e não larga, por isso, sempre que possível, opte pelo tamanho mais pequeno de fraldas. De que forma consegue poupar dinheiro em fraldas com esta medida? É simples: as embalagens de fraldas em tamanhos maiores normalmente trazem menos unidades. Se tiver problemas de vazamento com as fraldas, experimente primeiro trocar o modelo/marca da fralda, antes de adquirir o tamanho acima.
  7. Feira do bebé. Os hipermercados geralmente promovem, uma ou duas vezes por ano, feiras do bebé, com descontos vários em produtos de puericultura, incluindo as fraldas. Esteja atento a este tipo de promoção.
  8. Comprar em conjunto. A união faz a força e no caso das fraldas, faz o desconto! Se tiver amigos ou familiares com bebés da mesma idade que o seu, podem adquirir as embalagens de fraldas maiores em conjunto (lembre-se que quanto maior a embalagem, menor o custo unitário da fralda) e dividem conforme as necessidades.
  9. Inscreva-se nos sites das marcas de fraldas. Uma das melhores formas de poupar dinheiro em fraldas é conhecer bem as marcas que as produzem e comercializam… e como fazer isso? Inscrever-se nos sites das marcas de fraldas de forma a receber toda a informação atualizada acerca dos seus produtos, incluindo ofertas e promoções exclusivas.
  10. Atenção aos tamanhos. Tal como a roupa, também as fraldas depressa deixam de servir aos bebés, principalmente nos primeiros meses. Nesse sentido, e de forma a poupar dinheiro nas fraldas, não compre fraldas em excesso, principalmente se o bebé está numa fase de transição. Faça antes contas de quantas fraldas gasta por dia/noite e compre uma embalagem condizente com esse número – caso contrário, pode acabar por gastar dinheiro em fraldas que nem vai usar.
  11. Troca de fraldas. Se tem fraldas novas em casa e que já não servem ao seu bebé, faça uma troca de fraldas com outros pais, evitando assim comprar embalagens novas e doando fraldas que de outra forma não teriam uso e muito provavelmente acabariam no lixo. Se as pessoas com quem efetuar a troca não tiverem fraldas para o tamanho do seu bebé, podem sempre trocar outros artigos de bebé. 

Notas:
  • Retirei o artigo deste site. Tem inúmeros artigos interessantes. 

domingo, 23 de outubro de 2011

Finalmente chegou o Outono!

Tenho que confessar: estava ansiosa pela chegada do Outono!
Fiquei com um sorriso gigante quando de manhã acordei com o vento forte a abanar as árvores lá fora. Engraçado foi ver a Alice a fugir a sete pés da varanda por causa da brisa calma que se transformou em ventania forte.

Agora é esperar que seja uma estação tranquila, recheada de aromas especiais, sabores quentes e sentimentos sempre à flor da pele!

A barriga e aqui a mamã agradecem a partida do calor. Aqui esta grávida não aguenta as temperaturas elevadas!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Só tu me tiras a boa disposição

Infelizmente há uma coisa (sim porque é mesmo uma "coisa")que me tira a boa disposição, o meu sorriso, neste momento... a CRISE. Ainda mal começou e já me está a deixar assim. Tenho medo...
Nasci numa geração em que o futuro não é risonho, em que estudamos, mas não triunfamos (é certo que tenho a sorte de trabalhar numa área fascinante e que estou a adorar), não somos do tempo das "vacas gordas", não tivemos tempo para as poupanças, nãos e mais nãos.

É um desabafo, uma forma de libertar este estado de espírito que me deixa triste, mesmo que não seja um estado que me faça esquecer a felicidade de trazer comigo um rebento que será uma das minhas forças.

sábado, 15 de outubro de 2011

Porque é que quando acabo de limpar a casa (toda, todinha!) penso:
     "Se tivesse que começar novamente preferia que me matassem!"

Serei só eu?

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Barriga vs Roupa do Armário

Tive o primeiro combate contra um grande adversário: o meu armário da roupa. Quem venceu?? Ele, está claro! Foi uma derrota saborosa, pois é sinónino de uma barriga gigante, mas fez-me perder uns bons minutos até me decidir por uma das únicas três calças que me servem. Nas pernas tudo maravilhoso, na cintura nem pensar!

Até para o ano (a correr muito bem!) calças do meu armário!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Estamos a meio do caminho!

Pois é já chegámos a meio do caminho. Ou melhor deste primeiro traçado do caminho.
Estamos felizes, talvez como nunca estivemos! O tempo passa a correr e estou a amar ser pré-mamã. Estar grávida torna a mulher especial, com um brilho único e um toque divino. Vou sentir tantas saudades deste estado especial.

O rebento mexe-se cada vez mais. Adora fazer o seu exercício físico ao longo da manhã para depois estar bem mais sossegado à tarde. É uma animação constante.

Ainda não me comecei e dedicar ao enxoval. Quero esperar por saber se é menino ou menina. Depois sim passo a dedicar os meus minutos às peças que irão nascer.
Começo a pensar que sou uma desnaturada por ainda não me ter dedicado ao enxoval, e à compra de fraldas para fazer stock (!!) ou pensar na organização do quarto. Já o homem cá de casa acha que temos imenso tempo! Calma de homem, claro está!

Resumindo esta primeira metade de construção de um novo ser: FELICIDADE, muita FELICIDADE!

domingo, 9 de outubro de 2011

Bolo de Chocolate no Microondas

Para quê bolos de chocolate demorados, com mil ingredientes e com o forno ligado uma eternidade? Cá em casa acabaram!

Façam e (com)provem o quanto delicioso fica. Vejam bem estas imagens!




Ingredientes:
2 chávenas de chocolate em pó (pode ser do que usamos habitualmente no leite da manhã)
1 chávena de açúcar (usei pouco mais de 1/2 chávena)
1 chávena de farinha
1 chávena de leite
1 chávena de óleo (usei 3/4 de chávena)
4 ovos

Colocar todos os ingredientes num recipiente que possa ir ao microondas e bater com a batedeira até ficar homogéneo.
Levar 9 minutos ao microondas na temperatura máxima.
O bolo fica com uma cobertura de chocolate. Não é preciso untar o recipiente, nem usar papel vegetal porque o bolo desenforma-se muito bem.




Notas:

  • Retirei a receita deste fórum.
  • É um bolo ideal para as visitas surpresa cá por casa.
  • O meu médico vai "matar-me" este mês, mas sabe tão bem! Não consigo resistir....

Compras online...sim!

É um post muito rápido e em forma de desabafo! Já era apologista do Continente Online (passo a publicidade!), mas a partir de agora acho que vou começar a ser fã.

A barriga ainda não pesa assim tanto, mas já começo a ter que fazer pausas nas compras do mês para descansar e para correr para o wc! Não me aguento...

Lá assumiu o controlo do carrinho de compras o homem cá de casa!

Tem que ser meu amor. E a tendência é a piorar!


Notas:

  • Imagem retirada deste site.

domingo, 2 de outubro de 2011

Adorável fim-de-semana

Passou muito rápido, mas foi tão bom! Estar rodeada de quem mais amo torna cada segundo mais especial e intenso!
Melhor é, praticamente, impossível!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cresce, cresce e cresce!

Agora é só crescer, crescer e crescer! É tão bom "crescer" assim.


P.S: Está a passar tão rápido. Quero aproveitar cada momento com intensidade.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pais em construção II

As perguntas embaraçosas já começaram. E aqui os pais em construção lá vão arranjando forma de responder, ou responder mais ou menos, às tantas questões que preenchem a cabeça de quem nos conhece, ou não!

Pergunta recorrente:
- Estás grávida de quanto tempo?

Respondemos:
- XX semanas.

Nova pergunta:
- Isso são quantos meses?

O homem cá de casa foge rapidamente à questão. Eu não consigo fugir, papel de mãe! Então aprendi a responder à António Guterres:
- É fazer as contas!

É que isto de converter semanas em meses tem muito que se lhe diga!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mais uma semana maravilhosa!

Não me canso de dizer o quanto magníficos têm sido estes dias, estas semanas.

Tudo tem um sabor diferente, os gestos são mais subtis, os momentos são mais marcantes e mais intensos.

A barriga já cresceu tanto, estamos a transformar-nos a olhos vistos. Já sinto o bebé mexer. Este primeiro movimento foi emocionante, tal como muitos mais momentos serão.

Agora a ansiedade de saber se és um menino ou uma menina tem sido mais do que muita. Quero começar a preparar a tua chegada, encher-te de mimos mesmo sem te tocar.

Não quero que estas emoções, estes sentimentos acabem nunca! Até já...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como estamos?!

Estamos lindos(as) e maravilhosos(as), claro está!




P.S: A gravidez está a roubar-me a memória toda, ou quase toda. É bom saber que não sou a única!


"Porque me esqueço de tudo tão facilmente?
Não existe uma explicação conclusiva para que tantas mulheres grávidas se esqueçam diariamente do sítio onde puseram as chaves, mas esta sensação geral de falha de memória na gravidez pode ser causada pela privação de sono. "As mulheres grávidas necessitam de mais horas de sono, mas isso é difícil de conseguir", explica a Dra. Margaret Pfeifer, obstetra na Mayo Clinic, no Minnesota. À medida que o corpo se vai transformando e a mulher se vai sentindo mais desconfortável, os padrões de sono podem ser afectados. Outros factores que contribuem para as falhas de memória incluem as hormonas, o stress e uma preocupação com tudo o que esteja relacionado com o bebé."
Notas:
  • Imagem e texto retirados do site http://familia.sapo.pt

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Esta noite sonhei contigo, meu anjo. Foi tão bom, tão bom! É bom sentir-te por perto.


"Eu posso amar
Mas eu preciso do coração dele
Eu sou forte mesmo sozinha
Mas eu não quero me separar dele nunca
Ele tem estado lá desde o começo"

Angel Gabriel - Lamb

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Literatura diferente

Sou uma apaixonada pela leitura. Mal comecei a juntar as letrinhas ganhei um novo passatempo: ler sem parar.

Até bem pouco tempo devorava, sem grande dificuldade, um livro jeitoso numa noite! O ritmo do dia-a-dia fez-me abrandar. Mas, agora estou a voltar em grande força! E é tão bom!!


Aprender a falar "gravidez"

A nossa linguagem, tal como muitas outras coisas, está a alterar-se!

Há uns tempos falávamos em anos, meses, agora falamos só em semanas. O tempo começa a ganhar um novo ritmo a cada terça-feira! É mais uma semana, e mais uma e muitas mais. É um tempo diferente, mas é muito bom.

Agora andamos a responder a todas aquelas perguntas que os futuros papás respondem:

- De quanto tempo estás grávida?
- Em que mês vai nascer?

E a pergunta crucial:
- É menino ou menina?

Já "aprendi" a responder a todas as perguntas, mas esta última resposta está mais difícil! Ainda não sabemos. Mas quem pergunta não se contenta com a nossa resposta vai daí passamos para as "mesinhas caseiras" para descobrir o que aí vem!

Já me pediram para mostrar as mãos (resultado: menina!), já me olharam para a barriga com olhos de ver (resultado: menina!), mas há muito quem ache que vai ser um menino! Uma coisa é certa: estou ansiosa para saber o que é!

Os avós (maternos) babadíssimos já fizeram a sua aposta, cá está o resultado:


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pais em construção I

Pois é um facto: somos pais em construção. E temos muito para palmilhar e aprender!

Erro nº 1: Colocar o homem cá de casa a fazer o orçamento para as fraldas utilizadas no primeiro trimestre do bebé. Ou muito me parece ou falhas-te o orçamento para menos de metade dos custos! Parece-me que nem para um mês e meio o teu orçamento é válido!

Eu estou a avisar-te homem cá de casa, e quem te avisa tua amiga é!

Não vais passar neste teste (e tanto que queria estar enganada)! :)

domingo, 4 de setembro de 2011

Bolo de maçã e pêra

Sem, nunca, perder os bons costumes cá está um bolinho delicioso (nada doce o que agora é o melhor) e que dá uma sobremesa maravilhosa (acompanhado de uma bola de gelado de baunilha ficaria ainda mais delicioso).

Ingredientes:
3 maçãs grandes (ou 4 pequenas)
3 pêras grandes (ou 4 pequenas )
70 gr de farinha
50 gr de açúcar
20 gr de manteiga (derretida)
2 ovos
10 cl de leite
1 colher de fermento
1 colher de sopa de aroma de baunilha - não usei 
1 pitada se sal

Junte a farinha, o fermento e o sal.
Bata os ovos com o açúcar, até obter um creme branco. Junte a manteiga já derretida, o leite e o aroma de baunilha (não usei). Mexa tudo muito bem, e de seguinda adicione a farinha/ fermento/ sal, progressivamente sem parar de bater.
Depois de tudo bem batido, dívida a massa em dois recipientes iguais. Descasque as maçãs, corte ao meio e retire-lhe as sementes. Corte as maçãs em fatias finas, a medida que vai cortando, meta a maça num dos recipientes junto com a massa para evitar que a fruta, fique oxidada (amarelada). Em seguida com as pêras faz-se exactamente a mesma coisa, e coloque-as no outro recipiente junto com a massa.
Untar bem a forma em pirex com manteiga e farinha (para ser mais saudável substitui a manteiga e a farinha por papel vegetal). Em seguida coloque primeiro a massa com a maçã na forma e espalhe bem. Logo a seguir a massa com a pêra espalhando bem. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C, durante 35 minutos.
Deixe arrefecer na forma, e depois de frio polvilhe com açúcar em pó (não coloquei).



Notas:
  • Receita retirada deste site.
  • Fiz a receita num pirex de 20x20 cm.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Para ti amiga!

Para ti, amiga, que me lês! Força, tens uma Vida maravilhosa à tua espera!

Tentei encontrar uma música que te fizesse alegar, mas não perdi tempo a procurar. Deixei de parte esta ideia, tal como farás com o que te faz sentir menos bem.

Quero que este pequeno gesto signifique o suficiente para que saibas que não estás sozinha! Força!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Gorda ou grávida?!

Estou naquela fase, terrível!, em que acho que quem olha para mim não sabe se estou ligeiramente mais (bem mais) gorda ou mesmo grávida! Ou melhor, até agora senti-me assim. Hoje já conseguiram olhar para mim, sem saber o meu tempo de gravidez, e acertaram na muche! Pode ser um bom sinal. E foi muito agradável de ouvir!

Toda a minha roupinha me serve, ou quase toda, isto porque as camisas começam a ter dificuldade em manter os botões fechados na zona da barriguita, mas o resto ainda vai servindo. Vamos ver por quanto tempo! E, como dizem os mais velhos, "ainda a procissão vai no adro"!

Pois bem, caso me encontrem na rua não estou gorda, estou grávida e FELIZ da vida! :)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Primeira compra para o bebé cá de casa!

Já está feita (e recebida!) a primeira compra para o bebé cá de casa. Sem saber o sexo torna-se difícil (por enquanto) escolher uma peça "neutra". Mas, eu que não sou consumidora compulsiva, muito pelo contrário, começo a ter uma vontade gigante de comprar tudo e mais alguma coisa! Há com cada miminho mais lindo!

São ou não são amorosas?

E ainda tivemos oferta!


Nota:
  • Para os mais distraídos a compra foi na Vertbaudet.
  • As meias são mesmo giras. E a oferta vai ficar um espanto no novo quartinho cá de casa!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

13ª Semana

E como estamos à 13ª semana? Ora cá está:

"Em breve, a sua barriga já terá tamanho suficiente para anunciar ao mundo que está grávida, mas o bebé continua muito pequenino. Tem na realidade apenas cerca de 7,5 cm, da cabeça até ao rabinho — aproximadamente o tamanho de um camarão — e pesa cerca de 30 gramas.
Apesar de ser tão pequeno, já tem agora no seu útero um bebé totalmente formado e já muito mais proporcional do que há algumas semanas atrás. Nas semanas anteriores tinha uma cabeça gigante – mas agora é apenas cerca de um terço em relação ao resto do corpo.
As minúsculas e exclusivas impressões digitais já lá estão. Os rins e o tracto urinário funcionam e começa a urinar o líquido amniótico que tem estado a engolir."



Queria tanto poder vê-lo/a todos os dias! :)

Nota:
  • Informação e imagem retiradas daqui.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ecografia 1º trimestre

Neste estado de graça tudo começa a fazer sentido, ou melhor, ainda mais sentido!

A palavra momento mágico não me sai da cabeça e, tal como desabafei com uma amiga, volto a afirmar: "engravida para sentires o momento mágico de veres o teu bebé pela primeira vez"!

Foi mais do que especial. Foi único. Íamos tranquilos, mas extremamente expectantes. Afinal de contas somos pais de primeira viagem e tudo é uma verdadeira novidade. Tinha as amigas todas ansiosas por saber se era um ou dois (vá-se lá saber porquê!), mas no momento exacto que apareceu um bebé no ecrã, que não parava de se movimentar (talvez eufórico por saber que os papás o observavam babadíssimos!) nem me lembrei da hipótese de ser um, dois ou três. Estava demasiado entusiasmada para essas "preocupações". Seguiram-se as medições, as observações: o fémur, o coração e as suas 4 partes, os rins, a translucência da nuca, a presença ou ausência do osso nasal. E tudo estava PERFEITO! Era um ser especial de 7 centímetros neste dia!

Hoje, não terá crescido muito mais, mas já nos deixa numa felicidade tão grande que nos coloca num estado que nunca antes tivemos!

12 semanas de gestação

Nota:

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vamos ser papás!

Têm sido momentos mais do que bons. Têm sido momentos especiais, maravilhosos e únicos. O Mundo ganhou uma nova cor, um novo ânimo. Se já éramos apaixonados pela Vida, agora, queremos vivê-la intensamente a cada segundo. Com todas as alegrias, tristezas, sustos e FELICIDADE.

A nossa Vida já ganhou uma nova alegria, a Tertúlia dos Encantos ganha uma nova personagem, um novo encanto.

Nos próximos meses as tantas receitas inventadas na nossa cozinha e partilhadas aqui neste cantinho serão substituídas por etapas de crescimento e amadurecimento pessoal (e, inequivocamente crescimento físico!).

Soubemos, agora, que será, apenas!, um rebento, ainda sem sexo "conhecido" ou avançado pelo Dr. e que já é bastante irrequieto como o homem cá de casa (bem diz o ditado: "quem sai aos seus não degenera!").

Num breve apontamento do que se tem passado até agora: os enjoos cá continuam, juntinhos com muito sono e cansaço (se bem que estou bastante mais desperta no que toca a este ponto). Mas tudo passa quando através de ecrã conseguimos ver o pequeno ser que cresce dentro de "nós" (é uma emoção, uma sensação, indescritível), e quando conseguimos ouvir um pequeno coração guerreiro a bater a 165.56 bpm é mágico!

Podia escrever e escrever. Mas, hoje, estou parca em palavras. A emoção e alegria que sentimos é tão grande que nada consegue descrever este, verdadeiro, estado de FELICIDADE.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Boa acção do dia (semestre?)

O homem cá de casa diz que fez a boa acção do dia, mas eu, e tendo em conta a nossa "condição", acho que fez a boa acção do semestre (para não dizer do ano!).

Numa das suas visitas à varanda o homem cá de casa avistou um gatinho, bem pequenino, e no segundo seguinte dei pelo gato na minha casa-de-banho a tomar banho (estava muito, muito sujo) e a ser tratado como um rei. É um mimo, meigo, carente e muito bem educado! Deve ter uns 3 mesinhos e é lindo! Vinha com um dos olhos completamente fechado, acreditamos que seja apenas inflamado e não que seja cego.

Um dado adquirido em toda a situação carinhosa do homem cá de casa é que não podíamos ficar com ele! Hoje foi entregue aos seus novos donos, vai ficar bem entregue, e pelo que sei já os conquistou com a sua carência de miminhos! Não o "baptizámos", mas o pequenino deixou-nos algumas fotografias para mais tarde recordarmos a boa acção do dia!




A Alice esteve sempre atenta às movimentações!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sushi de Fruta

Antes de começar a escrever  parabéns a mim! Hoje (está a ser) mais do que um dia especial, está a ser um dia único. A felicidade dos últimos tempos tornou o dia ainda mais emotivo, mais ternurento, mais especial. Não tinha como ser diferente! Tudo está a mudar o que é, simplesmente, MARAVILHOSO!

Não me dediquei muito à cozinha, ao forno, à batedeira e aos medidores. Este ano fiz algo simples e improvável para presentear quem gosta de mim - Sushi de Fruta!

Espero que gostem e partilhem!

Vou ali aproveitar ao máximo os minutos que me restam deste dia especial e já venho! Até já :)

Sushi de Fruta

Ingredientes
125 gr de arroz branco carolino
5 dl de leite
250 ml de natas (usei 1 pacote de 200ml)
125 gr de açúcar
1 pau de canela
1 pêssego
1 ameixa
20 gr pistácios (usei 2 maracujás em substituição)

Pôr o leite com a canela ao lume e, quando começar a ferver, juntar as natas. Manter até voltar a ferver. Nesse momento, retirar o pau de canela e juntar o arroz. Cozer em lume brando 12 minutos.

Retirar por um instante para incorporar o açúcar. Levar novamente ao lume e, sem parar de mexer, manter a confecção mais 15 minutos. Retirar e deixar amornar no mesmo recipiente.

Lavar o pêssego e a ameixa. Cortar em pedaços (não muito grossos). Descascar e desfazer os pistácios (não usei). Fazer bolinhas com o arroz e colocar em cima uma rodela de fruta. Polvilhar com o pistácios (coloquei a polpa de maracujá) e servir.




Notas:
  •  Retirei a receita original da Revista Cozinhadez (suplemento do nº 124 da Casadez)
  • As alterações que fiz estão entre parêntesis  

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Estou aqui!

Ando caladinha, mas novidades não faltam! :)

Aqui fica uma música que não me sai da cabeça! Opa é linda, linda!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bendita sogrinha! - Sopa de Peixe

Sem esperarmos as coisas lá vão acontecendo, não é isto a vida?
Pois bem cá vai episódio de hoje.

O homem cá de casa, logo pela manhã e como só nos voltamos a ver ao fim do dia, perguntou-me o que me apetecia jantar (bem sabe o quanto tem sido difícil decidir!). Respondi que podia ser peixe cozido. Ele, sabendo que adoro uma boa cabeça de maruca, ou pescada, ou corvina. Lá pediu à mãe (minha sogra) para a comprar para o jantar. Não sei como a mensagem chegou ao receptor o certo é que quando me chega a casa vem fulo da vida porque a mãe lhe tinha comprado uma cabeça de salmão. Ui..não desesperei, mas quase!

Nunca tinha cozinhado cabeça de salmão. Nem tão pouco sabia como a podia cozinhar. A internet faz maravilhas e lá percebi que é, por várias pessoas, utilizada para fazer sopa de peixe (o que fica muito, muito económico. só por isso gostei logo!). Eu que sou fã de peixe, faço massada de peixe, faço arroz de peixe, faço isto e aquilo de peixe e nunca tinha feito sopa de peixe. Lá me lancei eu!

Ficou simplesmente divinal. Amei. O homem cá de casa que não come salmão nem obrigado, adorou a sopa! Não estou feliz por ter cozinhado uma simples sopa de peixe. Estou feliz porque pela primeira vez, em vários dias e semanas, comi com uma satisfação enorme! Há já algum tempo que não me conseguia deliciar com uma iguaria, e nem tão pouco aproximar-me do fogão para cozinhar algo além de cozidos, grelhados e pouco mais.

Graças à minha bendita sogrinha tive o melhor jantar dos últimos tempos!

Sopa de Peixe

Ingredientes:
1 cabeça de salmão (ou outro peixe a gosto)
2 batatas
1/2 courgette
1 cebola
2 alhos
2 tomates maduros
massa cotovelinhos
sal q.b.
pimenta branca e preta q.b.
azeite q.b.

Coza o peixe, temperado de sal, em água abundante (mais ou menos 25 minutos). À parte coza as batatas aos cubos e o courgette às rodelas.
Faça um refogado com a cebola, os alhos e o tomate. Depois de cozido, desfie o peixe e reserve a água. Coe a água da cozedura e junte ao refogado. Deixe ferver e junte as batatas e o courgette. Triture todo o preparado. No final terá um saboroso creme. Tempere com as pimentas e rectifique de sal. Deixe ferver e junte a massa. Quando a massa estiver a meio da cozedura junte o peixe desfiado.
Pode servir polvilhado com coentros picados e pão torrado.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Parabéns mano lindo

Parabéns meu mano lindo. Hoje deveríamos apagar juntos as tuas velas, comemorar a tua felicidade eterna, brincar e sorrir para a vida. Sabes que não o podemos fazer, ainda! Hoje falamos da nossa forma especial e única. Não há "tu", não há "eu", não há "eles". Há nós! O que nos une é mais do que tudo o resto, é uma ligação que é especial, de sempre e para sempre. Há quem tente este elo tão forte, nós não tivemos que tentar, nós somos assim. Um só!
Hoje ficou-me esta música no pensamento. Deixo-a para ti embora muitas mais conseguissem expressar melhor tudo o que o dia de hoje representa. Penso em ti hoje e sempre!

Parabéns meu mano lindo.

"Esta noite eu pensei
Parar para te dizer, parar para te dizer.
Que sonho por imposição de uma lei sobrenatural.
Partir sem questionar, sem olhar para trás, sem nada dizer.
Adeus até mais ver, não volto para jantar, não volto para jantar.
Esta noite eu pensei que se me desses a mão, que se me desses a mão
Seríamos apenas os dois o resto via-se depois, o resto via-se depois
(...)
Um abraço, um carinho!"

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Diz-se que o amor é cego ...

...
Deforma tudo a seu jeito
Mas eu acho que o amor descobre
O lado melhor do que parece defeito.

Porque eu gosto, gosto dele
E ela gosta, gosta de gostar de mim.

Gosto tanto! :)



P.S.: Para quem não postava há tanto tempo não me estou a sair nada mal! :)

Em constante mudança

Os posts têm sido raros ultimamente. Não que não tenha muito para contar (ui se tenho!), mas porque agora a cabeça está ocupada com tantas outras coisas!

As aventuras na cozinha têm sido muito poucas. Troquei os petiscos maravilhosos, ambiciosos e fruto da imaginação pelos, não menos maravilhosos, grelhados, cozidos, legumes e afins. São os bifinhos de perú grelhados com arroz branco e bróculos cozidos, é o peixe (deliciosamente pescado pelo cunhado) grelhado com batata cozida e feijão verde. Tudo muito saudável! Não é o Verão que traz estes milagres na alimentação, é a Vida!

A mudança continua!

sábado, 2 de julho de 2011

Courgette Recheado (com chouriço e bacon)

Há que aproveitar o que a terra nos dá!

Ingredientes:

2 courgettes (neste caso usei um cortado ao meio para 2 pessoas porque era muito grande)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 chouriço corrente
1 fatia grossa de bacon (1 cm)
Molho Bechámel q.b.
Queijo ralado

Cortar os courgettes a meio e retirar o miolo com cuidado para deixar a casca intacta. Cortar o miolo aos pedaços pequenos e reservar. Temperar as metades de courgette com sal e um fio (pouco) de azeite e levar ao forno por, sensivelmente, 15 minutos.
Pique a cebola e os alhos e refogue no azeite. Junte o bacon e o chouriço aos quadrados pequenos. Deixe refogar um pouco e junte o miolo da courgette. Deixe refogar até o miolo começar a ficar bem cozido. Com o preparado recheie as metades de courgette. Por cima coloque o molho bechámel e o queijo ralado.
Leve ao forno a gratinar.

Acompanhe com legumes salteados ou com uma refrescante salada de alface!



Notas:
  • Esta receita é optima para fazer com o que temos disponível no frigorífico e/ou na dispensa.
  • Um dia destes vou experimentar com legumes.
  • As fotos não são do melhor, mas foi o que se arranjou! Estava com tão bom aspecto que nem perdi tempo a fotografar como deve ser. Sorry!

domingo, 26 de junho de 2011

Sumo de Laranja acompanhado de Bolo de Polpa de Laranja

Há uns dias reciclei uma melancia, agora reciclei um saco de laranjas! É a sorte de ter quem me presenteie com laranjas caseiras e deliciosas.

Pois bem. Comecei por fazer um refrescante Sumo de Laranja (dispensa receita, até porque me limitei a colocar a laranja descascada e sem caroços na centrifugadora!). Depois de reparar que ia ficar com uma boa porção de polpa de laranja achei que era um desperdício ir para o lixo. E não foi! Fiz um Bolo de Polpa de Laranja! E fiz assim:

Ingredientes:

200 gr de margarina (coloquei apenas 150 gr)
4 ovos (claras batidas em castelo)
2 chávenas de açúcar (coloquei apenas 1 1/2)
2 chávenas de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 chávena de polpa de laranja
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Junte a margarina (derretida), as 4 gemas, o açúcar e a farinha. Misture bem. Junte a polpa de laranja para que seja mais fácil misturar os ingredientes. Bata as claras em castelo e acrescente à mistura, mexendo delicadamente.
Por último junte o fermento. Misture bem. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno médio e pré-aquecido. Coze em +/- 40 minutos.




Notas:
  •  Retirei a receita daqui.
  • As alterações estão entre parêntesis.

sábado, 25 de junho de 2011

Jantar à vista!

Com este calor infernal vai saber-me tão bem um belo gaspacho (para mim chama-se vinagrada!) alentejano!

Pode ser que haja tempo para uma foto!

domingo, 19 de junho de 2011

Doce (compota) de Melancia

Cá fica a segunda parte da reciclagem da Melancia (iniciada no post anterior):

Doce (compota) de Melancia

Ingredientes:

450 gr de melancia
450 gr de açúcar
1 vagem de baunilha (pode ser substituído por gengibre ou cravinho) - não utilizei
1 pau de canela
sumo de 1/2 limão

Comece por lavar a melancia. Parta-a retire-lhe a polpa vermelha (que utilizei para fazer o sumo do post anterior) e a casca restando só a parte branca. Coloque numa taça, cubra com água fria em que dissolveu anteriormente uma colher de sobremesa de sal. Deixe de molho durante uma noite.
No dia seguinte escorra-a, passe por água limpa volte a escorrer muito bem e corte em lâminas ou em pequenos pedaços. Pese e acrescente igual peso de açúcar. Junte o sumo de limão e a água.
Incorpore a baunilha (não utilizei) e o pau da canela. Leve ao lume e deixe cozer até que o fruto fique translúcido, brilhante e liso. Verta em frascos.

Adorei o resultado!




Notas:
  •  Retirei a receita daqui.

Sumo de Melancia

Estava no figorifico meia Melancia que tinha como destino certo a reciclagem, uma vez que já ninguém a iria comer. Pois bem. A primeira parte da reciclagem foi esta:

Sumo de Melancia

Ingredientes

1/2 melancia (deveria ter cerca de 1kg)
3 colheres de sopa de açúcar amarelo (isto porque a melancia não era doce, caso seja não precisa juntar açúcar)
Folhas de hortelã
Gelo picado

Descasque a melancia e reserve a parte vermelha. Retire as semente e coloque, cortada aos pedaços, a melancia no liquidificador. Depois de liquidificado juntar o açúcar. Coar. Após estar coado juntar as folhas de hortelã. Levar ao frigorifico. No momento de servir juntar gelo picado.

Simples, delicioso e refrescante para o Verão que se avizinha!





Notas:
  • Juntei 1/4 de Meloa que também estava a pedir para ser reciclada!
  • A hortelã é biológica (nota-se pelos buracos feitos pelos caracóis, não?!)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Adoro-te meu herói, tenho saudades

10 anos sem ti. 10 anos de saudades, de recordações, de lembranças. Saudade do teu sorriso, da tua alegria, da tua sinceridade em cada gesto ou palavra. saudade do teu beijo, da tua perspicácia, da tua exigência, da tua capacidade de te destacares sem te fazeres notar.

A memória pode começar a atraiçoar-me, mas jamais me sairás do pensamento, do coração. És o meu mano lindo.

Saudade é uma palavra tão cruel. Era aqui que devias estar, hoje e sempre. é aqui que te espero, como te esperei vezes sem conta à janela. É a recordar-te que me riu à gargalhada como só tu sabias fazer. eras o mestre do divertimento (não havia uma alcunha que te falha-se), mas eras igualmente sereno, discreto. Não és tudo isto  por teres partido. Os teus amigos e quem te ama sabe que não. Eras assim único, especial, perfeito demais.

Eu sou uma irmã orgulhosa, tal como tu eras protector das tuas irmãs.

Não há datas para chorar, para estarmos tristes ou para te desejar aqui ao pé de mim. Eu desejo-o todos os dias. Eu penso em ti todos os dias. Eu falo contigo todos os dias. E espero meu mano. Espero por te ver, por te abraçar, por te dar aquele beijo de "boa noite" que sempre dei e por te dizer ao ouvido que tenho um orgulho enorme em ser irmã de um lutador, um guerreiro, o meu herói.

Hoje é um dia triste, mas não vou deixar que este dia nos consuma e que, principalmente, me desvie do meu verdadeiro caminho: Viver por TI e por mim. Adoro-te meu herói, tenho saudades.

domingo, 12 de junho de 2011

Quem suja mais?

Por regra eu cozinho (porque adoro!), eu limpo e arrumo (porque sim!).

A Alice suja, passeia-se pela casa e deixa pêlos em tudo o que é sítio, salta para aqui e para acolá.

O homem cá de casa faz o habitual de um homem aí de casa: vê tudo o que é desporto, dedica-se ao computador, levanta a mesa depois das refeições e lá pelo meio dedica-se a escolher a ementa de uma ou outra refeição.

No fim de tudo somado quem mais suja aqui por casa? A ver bem as coisas deveria ser a Alice, mas não é! E o grande vencedor é...... o homem cá de casa!

Saiu-me a sorte grande (homem cá de casa) e a terminação (a Alice).

sábado, 11 de junho de 2011

Será gata?Será macaco?Será ave (e das rapina!)?

A sério que não sei se tenho uma gata ou uma espécie diferente!

O homem cá de casa levanta-se (para ir fazer o seu desporto matinal) e eu fico na cama mais um pouquinho (alergia a desporto!). Adormeço e ele anda cá por casa mais um pouco. Quando estou novamente ferradinha no sono começo a ouvir miar, mas um miar incessante. Não me deixou dúvidas que o miar era o da Alice (há que conhecer as crias!).

Toca a procurar a Alice. Vi todas as divisões e nada. O miar continuava... E vinha da rua. Espreito à varanda (que é no 1º andar) e lá está ela na varanda do rés do chão como se nada fosse. Mas miava, miava.
Lá vou eu, de pijama, despenteada e com cara de quem dormia mais 2 horas buscar a menina. (e rezava para não me encontrar naquela figura com nenhum vizinho!)

E agora pergunto eu: como foi ela lá parar? Não sei! É certo que o homem cá de casa a deixou na varanda (levou um raspanete!) mas como desceu ela para a varanda de baixo é que não entendo.

Sempre disse que tenho uma gata arraçada macaco, mas começo a acreditar que tenho uma gata/macaco/ave e mais alguma coisa que entretanto vou descobrir!

domingo, 5 de junho de 2011

Domingo de voto na urna!

Pois bem foram precisos: 11 kms até ao local de voto (mea culpa, ainda não alterei a morada no recenseamento, estou tipo Passos Coelho!), 17 minutos de viagem e 2 minutos para colocar o boletim de voto dentro da urna.

Vá lá não se queixem, mais fácil do que isto era (quase!) impossível!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mas, não me esqueci de ti, por isso cá passei hoje!

Não me esqueci de ti.

Ando perdida, sem tempo para nada, muito cansada e com a sensação que o fim de semana devia ter 5 dias e a semana 2 dias.

Esta falta de tempo assusta-me. Quase me esqueço das coisas boas da vida, daquele bolo de limão, daqueles morangos que tenho comido directamente da horta de varanda, dos miares do gato que aprendeu o caminho para a minha varanda e me anda a tornar as noites/dias numa chatice porque é ele a miar lá fora e a Alice a miar cá dentro (humm se calhar isto não era uma coisa boa!), das invenções de última hora na cozinha, das idas ali e acolá....enfim muitas coisas boas, mas que nem sempre me fazem sentir mais "para cima", mais enérgica, menos cansada!

Mas, não me esqueci de ti, por isso cá passei hoje!

domingo, 29 de maio de 2011

Quadrados de limão

Depois de duas semanas de férias e uma de volta à rotina, hoje presenteei o nosso Domingo com um apontamento doce. Delicioso, muito rápido e saboroso!

Não lhe chamo bolo de Limão, hoje chamo-lhe Quadrados de Limão!

Ingredientes

5 ovos
200 ml óleo (coloquei apenas 150 ml)
300 ml leite
300 gr açúcar
1 limão (raspa e sumo)
1 pitada de sal
500 gr farinha
1 colher de sobremesa de fermento


Bater os ovos com açúcar, juntar o óleo,o leite,a raspa do limão e o sumo. Por último a farinha, o sal e o fermento. Levar ao forno numa forma untada e polvilhada. (Cozeu em +/- 25 minutos a 180ºC)


Depois de retirar do forno cobri com calda de limão para lhe dar um toque mais brilhante e mais gostoso.


Para a Calda de Limão:
4 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de sumo de limão


Levar a lume brando, mexendo sempre até ficar com a consistência de um xarope.





Notas: