sábado, 19 de junho de 2010

Duas novas crias!

Chegaram duas novas crias cá a casa! Não, ainda não são o resultado do amor que se vive por aqui. Estas são diferentes!
Enquanto, lá fora, a horta de varanda (apenas com coentros, salsa e poejos) está naquela fase menos bonita em que as folhas secam e caiem (embora já comecem a aparecer as flores!) cá dentro chegaram 2 novidades! Uma planta carnívora (ainda bem bebé) e um manjerico para lembrar a cor e os aromas dos Santos Populares.

A dioneia (Dionaea muscipula) é uma planta carnívora que apanha e digere presas animais (normalmente insectos e aracnídeos). A estrutura de captura é formada por dois lóbulos unidos pela base e presos na ponta de cada uma das folhas. A planta também é conhecida como Vénus Papa-Moscas, em alusão à deusa grega do amor e da fertilidade (inclusive vegetal). (in http://pt.wikipedia.org/wiki/Dionaea_muscipula).
A nossa é assim:

O manjerico (Ocimum minimum L.) pertence, tal como o seu parente mais próximo - o manjericão (Ocimum basilicum L.) - à família de plantas Lamiaceae. O manjerico, também conhecido como a "erva dos namorados", é a planta mais popular das festas de S.João e de Santo António respectivamente do Porto e de Lisboa.

Confesso que nunca utilizei manjerico nas minhas aventuras na cozinha, parecem-me tão frágeis. Muito embora utilize o Manjericão (e recomendo). Fiz uma pesquisa pela internet e encontrei estas finalidades para o manjerico (http://ervaroma.blogs.sapo.pt/2478.html):
  • Infusão de manjerico (bebida energética)-5 gr. de folhas frescas numa chávena de chá a ferver umas gotas de limão e adoçar.
  • Na cozinha pode ser combinado com, omoletes, ovos mexidos, carne, peixe, saladas, massas e tomates condimentando os pratos sempre no fim sem cozer as folhas e cortando-as à mão.
O manjerico cá de casa é assim:




Sem comentários:

Enviar um comentário