terça-feira, 6 de julho de 2010

Doce de Ginja

Desde que provei um belíssimo doce de ginja (bem caseirinho!) que fiquei fã. Tem um gosto diferente, é um doce com um trago ligeiramente ácido, característica da ginja. Coloquei mãos à obra e fiz, pela primeira vez, doce de ginja. O Homem cá de casa tratou de ir à ginjeira apanhar 1,800 kg deste saboroso fruto. Eu fiz o resto.

Em primeiro é preciso lavar as ginjas e retirar todas as folhas e os seus pés. De seguida extraem-se todos os caroços e pesam-se as ginjas.


Neste caso as ginjas pesavam 1,800 kg. Para esta quantidade de ginjas utilizei 1,400 kg de açúcar. Num tacho coloquei uma camada de ginjas seguida de uma camada de açúcar, formando várias camadas. Deixei ao lume até atingir o ponto certo. Não tem grande dificuldade. Desta vez não ficou com a consistência que gosto. Ficou menos espesso e com mais aspecto de geleia do que de doce. Mas mal olhei para os frascos, já cheios, imaginei um delicioso cheese cake com cobertura de doce de ginja. Acho que vai ficar delicioso! (E ainda não me saiu do pensamento!)

Sem comentários:

Enviar um comentário