quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bendita sogrinha! - Sopa de Peixe

Sem esperarmos as coisas lá vão acontecendo, não é isto a vida?
Pois bem cá vai episódio de hoje.

O homem cá de casa, logo pela manhã e como só nos voltamos a ver ao fim do dia, perguntou-me o que me apetecia jantar (bem sabe o quanto tem sido difícil decidir!). Respondi que podia ser peixe cozido. Ele, sabendo que adoro uma boa cabeça de maruca, ou pescada, ou corvina. Lá pediu à mãe (minha sogra) para a comprar para o jantar. Não sei como a mensagem chegou ao receptor o certo é que quando me chega a casa vem fulo da vida porque a mãe lhe tinha comprado uma cabeça de salmão. Ui..não desesperei, mas quase!

Nunca tinha cozinhado cabeça de salmão. Nem tão pouco sabia como a podia cozinhar. A internet faz maravilhas e lá percebi que é, por várias pessoas, utilizada para fazer sopa de peixe (o que fica muito, muito económico. só por isso gostei logo!). Eu que sou fã de peixe, faço massada de peixe, faço arroz de peixe, faço isto e aquilo de peixe e nunca tinha feito sopa de peixe. Lá me lancei eu!

Ficou simplesmente divinal. Amei. O homem cá de casa que não come salmão nem obrigado, adorou a sopa! Não estou feliz por ter cozinhado uma simples sopa de peixe. Estou feliz porque pela primeira vez, em vários dias e semanas, comi com uma satisfação enorme! Há já algum tempo que não me conseguia deliciar com uma iguaria, e nem tão pouco aproximar-me do fogão para cozinhar algo além de cozidos, grelhados e pouco mais.

Graças à minha bendita sogrinha tive o melhor jantar dos últimos tempos!

Sopa de Peixe

Ingredientes:
1 cabeça de salmão (ou outro peixe a gosto)
2 batatas
1/2 courgette
1 cebola
2 alhos
2 tomates maduros
massa cotovelinhos
sal q.b.
pimenta branca e preta q.b.
azeite q.b.

Coza o peixe, temperado de sal, em água abundante (mais ou menos 25 minutos). À parte coza as batatas aos cubos e o courgette às rodelas.
Faça um refogado com a cebola, os alhos e o tomate. Depois de cozido, desfie o peixe e reserve a água. Coe a água da cozedura e junte ao refogado. Deixe ferver e junte as batatas e o courgette. Triture todo o preparado. No final terá um saboroso creme. Tempere com as pimentas e rectifique de sal. Deixe ferver e junte a massa. Quando a massa estiver a meio da cozedura junte o peixe desfiado.
Pode servir polvilhado com coentros picados e pão torrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário