segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

e estar grávida é...

Estou na recta final. Os dias de grávida estão a esgotar-se e o Rafael está quase a entrar por aquela porta ali ao lado! Pediram-me que fizesse um balanço. Eu faço.

·  estar grávida foi, sem dúvida, um dos momentos mais especiais da minha vida
·  amei estar grávida
·  adorei ver a minha barriga crescer, adorei as transformações do corpo, adorei ter engordado 9kg (pode parecer pouco simpático, mas gostei!)
·  aprendi que cada gravidez é "uma gravidez", por isso nenhuma deve ser igual (os milhares de conselhos que se dão nem sempre são, assim, tão válidos minhas amigas)
·  tive uma gravidez "santa", sem nunca ter que ir à urgência, sem nunca "chatear" o médico que me acompanha, sem grandes queixas. uma maravilha
·   enjoei no inicio, e desabafei com a minha mummy (quem melhor para desabafar?) que "se fosse sempre assim com enjoos nunca mais engravidaria na vida". já nem dos enjoos me lembro!
·  aprendi a comer muitas vezes ao dia e pouco de cada vez
·  aprendi a contar em semanas e não em meses (mas não consegui a proeza de ensinar aos que me rodeiam a contar em semanas, o que é uma chatice ter que converter semanas em meses!!)
·  comecei por usar cremes XPTO para combater o aparecimento de estrias. a pele seca e escamada continuava a aparecer e então? comecei com o óleo de amêndoas doces! foi o melhor que fiz. estou impecável! :)
·  darlings não existem desejos, existem vontades (como os mil folhas, muitos mil folhas!)
·  ouvi verdadeiras barbaridades de pessoas que não têm a mínima consciência do que se deve ou não dizer a uma grávida...OMG e se ouvi!
·  respondi mil vezes à pergunta: queres epidural? sim quero! e ouvi outras tantas mil vezes: não queiras! um verdadeiro parto é sem epidural, porque isto e aquilo (desculpas infundadas!). e eu respondi sempre (ou quando tive vontade e disposição para responder): porque razão vou ter um parto do século XIX quando estou no século XXI? nunca obtive resposta!
·  fiquei surpreendida com os lugares de estacionamento para as grávidas (deram-me um jeitaço na correria de Natal!), nunca tinha dado por eles!
·  as caixas prioritárias nos hipermercados foram, também, uma agradável surpresa! atendimento irrepreensível (os senhores e senhoras de idade é que não achavam muita piada, mas pronto queridos é a vida!)
·  conduzir, assim com este barrigão, também não é tarefa fácil. os cruzamentos são terríveis...medo!
·  comer com este barrigão também não é tarefa fácil e as nódoas falam por si!
·  ouvir o homem cá de casa dizer que pareço uma tartaruga ninja mas com a carapaça à frente é....muito bom! :)
·  andar como um pinguim, agora na recta final, é....nem bom nem mau! é diferente!
·  de há umas semanas para cá estou fartíssima de ouvir: já estás cansada não é? já não consegues dormir bem? já estás farta da barriga?....Ó pá NÃO, NÃO e NÃO. não estou minimamente cansada, durmo como sempre dormi (e na minha caminha!) e já tenho é saudades da minha barriga.
·  fui uma pré-mamã muito tranquila, sem falsas modéstias
·  o homem cá de casa foi um pré-papá ainda mais tranquilo (embora a recta final o esteja a deixar um pouquinho ansioso, mas não o admite. homens!)
·  gostei, e aconselho, a fazer a preparação para o parto (de preferência no CHSF em Leiria!)
·  não aconselho a comprar tudo como se fosse acabar o Mundo. há quem empreste, há quem ofereça e no fim há sempre tempo para comprar o que falta
·  momentos altos: todas as ecografias, o primeiro ouvir do bater do coração, o primeiro pontapé, o momento em que nos dizem se é menino ou menina!

Já vai longo o balanço e esqueci-me de tantas coisas (digo eu!)! é um balanço mais do que positivo. foram os melhores meses da minha vida, foram dias em que me senti mais bonita, em que sair de casa era sempre um bom momento, em que a alegria preencheu todas as horas dos meus dias, semanas, meses. Agora, a 1 dia de completar as 40 semanas, posso dizer: sou, ainda, mais feliz! e isso é tão bom!

2 comentários:

  1. Concordo com tudo o que disseste!
    O meu caso só foi diferente em duas coisas, não tive enjoos, mas no fim já não conseguia dormir muitas horas seguidas!
    O mais importante é que às 40 semanas também estava assim feliz!
    Depois vem o melhor e o "pior": um lindo bébe para mimar e ao fim de uns tempos uma saudade imensa da barriguinha!
    Muitos beijinhos nesta fase finalíssima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Té já tenho tantas saudades da minha barriguinha! Mas, como dizes vem agora a parte de receber o bebé lindo! E esta parte deve ser tão, mas tão deliciosa!

      Beijinhos

      Eliminar